Aesp/CE promove treinamento de futuros policiais civis para condução de viaturas

23 de janeiro de 2024 - 15:29 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) está promovendo, no Autódromo Internacional Virgílio Távora, o treinamento de Condução Veicular Operacional. Essa qualificação é voltada aos alunos da Turma 2/2021 do Curso de Formação de Escrivães e Inspetores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). O treinamento equivale a uma disciplina da matriz curricular do curso de formação inicial da PCCE. O conteúdo é dividido em oito horas de instrução teórica, na Academia, e dez horas de atividades práticas, no autódromo, localizado no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Uma vez capacitados, os futuros policiais civis passam a estar aptos a conduzir viaturas operacionais, o que inclui conceitos de direção defensiva, legislação de trânsito aplicada aos condutores de veículos de emergência, uso de sirenes e intermitentes, prerrogativas de livre parada e circulação das viaturas policiais e outros temas.

“Eles (alunos) estão passando por situações e exercícios que simulam o dia a dia, o cotidiano. O aluno chega com os vícios naturais, que são automatismos incorretos, e a gente vai sanar essas situações. A gente passa para eles como conduzir essas viaturas de modo operacional. Existe o modo operacional, o modo manobrista, o modo caminhoneiro. Esses modos não se encaixam na nossa pilotagem. Nós precisamos que o condutor seja o mais esperto, que tenha mais conhecimento, que passe segurança e conforto para os ocupantes, para quem transita, para quem faz o trânsito no dia a dia”, explica o cabo PM Leandro Braga, instrutor de Direção e Pilotagem Operacional da Academia.

Treinamento de Condução é bem avaliado pela T2

A chamada T2 está em formação desde o fim de 2023, com quase 500 homens e mulheres, e deve concluir o curso em abril. Uma das futuras inspetoras é a aluna Kelly. Durante as aulas relacionadas à condução de viaturas, no autódromo, ela vem mostrando empolgação.

“A instrução de condução de veículo de emergência é bastante importante devido ao fato de que, em alguns momentos, vamos precisar nos deslocar com certa brevidade para atender alguma ocorrência, para dar apoio a um companheiro que esteja em situação de urgência e emergência. E a instrução se faz necessária para que o atendimento da ocorrência não gere uma nova ocorrência, para que se evite acidentes e sejam respeitadas as sinalizações, bem como o Código de Trânsito Brasileiro”, comenta a aluna.

Kelly era de outra força de segurança estadual, mas decidiu ingressar na PCCE. “O curso de formação está sendo enriquecedor. Já sou policial, estou apenas migrando para a Polícia Civil. Então, o curso me fez aprimorar conhecimentos e técnicas, principalmente na área investigativa. A minha atividade-fim não era uma instituição voltada para a investigação, mas para o policiamento ostensivo, e está sendo bastante proveitoso tudo o que está sendo ministrado”, relata a futura inspetora.