Ciops/SSPDS completa 25 anos de trabalho ágil e integrado para garantir a segurança da população cearense

22 de janeiro de 2024 - 15:00 # # #

Texto: Felipe Regino / Arte: Leandro Vagner / Fotos: Arquivo SSPDS

Seja na Capital, na Região Metropolitana, no Norte ou no Sul do Estado, os cearenses sempre terão um contato direto com a SSPDS: o 190

Agilidade e rapidez são fundamentais para que o trabalho realizado pelas Forças de Segurança do Ceará traga resultados cada vez mais positivos. Para isso, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) conta com o número de emergência 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), serviço de rápido acionamento para a população que presenciou ou foi vítima de alguma emergência. E nesta segunda-feira (22), a Ciops completa 25 anos de atividades, se consagrando como a maior estrutura integrada do Brasil, quando se fala em atendimento emergencial ao cidadão.

Integração. Não somente um substantivo que compõe o nome da coordenadoria, mas que marca a sua essência. Fisicamente, a Ciops funciona em um único local, porém esse funcionamento ocorre em conjunto, simultaneamente, com um total de 12 órgãos de atendimentos emergenciais à população, seja do âmbito da Segurança Pública ou não.

A integração é realizada com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Defesa Civil de Fortaleza, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), a Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria da Administração Penitenciário (SAP).

“No Ceará, a Segurança Pública utiliza o número 190 para originar chamadas de urgência e emergência, salientando que a importância é ainda maior por ter uma Central de Atendimento Integrada com vários órgãos – no total de 12 -, e todas se utilizam desse número para serem acionados. Agregado a esse número, também estão os 911 (Estados Unidos) e o 112 (Europa), números de chamadas internacionais, visando atender também os turistas que busquem nossos serviços”, destacou o coordenador da Ciops, coronel Aristóteles Coelho.

Mais de três milhões de ligações recebidas em 2023

No último ano, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) registrou mais de três milhões de ligações recebidas para o número 190. Somente na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram 2.751.775 ligações recebidas, com uma média diária de 7.644 ligações. Vale ressaltar que, deste total, 32% das ligações recebidas geraram uma ocorrência para as Forças de Segurança, sendo 869.563.

O trabalho das Forças de Segurança do Ceará foi reconhecido, ao menos, quatro vezes por dia no ano passado. Em 1.440 ligações recebidas pelo número 190, o teor da mensagem não foi para informar uma ocorrência em andamento, e sim para agradecer aos serviços prestados pelos profissionais da Segurança Pública.

Trotes

No entanto, ainda há o trote, um tipo de ligação que prejudica as ocorrências que necessitam ser atendidas de maneira urgente, como o acionamento de equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por exemplo.

Em 2023, o núcleo de estatísticas da Ciops registrou em Fortaleza e Região Metropolitana, 339.109 chamadas atendidas classificadas como tentativa de comunicação falsa de crime ou ligações perturbadoras, o que representa cerca de 12% no número total de chamadas para a Ciops. Para coibir essa prática criminosa, foi sancionada em 3 de agosto de 2021, a Lei nº 17.580, que responsabiliza os autores de trotes para os serviços de emergência e urgência mantidos pelo Estado.

“Para o funcionamento do 190, utilizamos tecnologias agregadas, visando principalmente coibir trotes e também buscando um atendimento ágil e de qualidade à população. Diante da importância do acionamento número 190, o uso correto pela população é primordial”, concluiu o coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Células da Ciops nas Regiões Norte e Sul

 

Com uma abrangência de 84 cidades, a Célula da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que fica na cidade de Sobral, na Área Integrada de Segurança (AIS 14) do Estado, registrou 178.430 ligações recebidas no ano passado. A Ciops/Sobral recebe ligações para o número 190 de todas as cidades das Áreas Integradas de Segurança 14, 15, 16 e 17, cobrindo toda o território da Região Norte do Estado

Já na Região Sul, na cidade de Juazeiro do Norte (AIS 19), a Célula da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança recebeu 206.453 ligações. A Ciops/Juazeiro recebe as ligações das 25 cidades da AIS 19. As ligações para o número 190 das demais cidades da Região do Cariri são recebidas pelos seus respectivos Centros de Operações Policiais Militares (Copom), da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Uso de tecnologias

Na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), o investimento em tecnologia é constante. Ferramentas como o Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e o Sistema Agilis auxiliam diretamente nas diligências realizadas por equipes das Forças de Segurança, o que impacta positivamente na redução dos índices de crimes de roubos e furtos em todo o Estado.

Com o Nuvid, os policiais que estão em campo recebem informações em tempo real sobre a movimentação de uma pessoa em atividade suspeita ou que foi flagrada cometendo uma ação criminosa. Já com o Agilis, a Ciops é informada sempre que um veículo com queixa de roubo transita por uma via com em que existe uma câmera da SSPDS.

Além desses, a Ciops ainda é dividida por outros núcleos como o Núcleo de Teleatendimento – que recebe as ligações para o número 190 e avalia se há necessidade de registrar a ocorrência; o Núcleo de Telecomunicação; e o Núcleo de Despacho, responsável por despachar e gerenciar as viaturas para o atendimento às ocorrências; além de células como Suporte Técnico e Operações Integradas.