Seis homens são presos e seis armas são apreendidas durante operação “Ethos” em Maracanaú

17 de janeiro de 2024 - 14:02 # # # # #

As ações policiais preventivas e ostensivas das Forças de Segurança, coordenadas pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultaram em seis prisões durante a operação “Ethos”, na cidade de Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. Seis armas de fogo também foram apreendidas durante os trabalhos policiais ocorridos nessa terça-feira (16) e quarta-feira (17).

As primeiras capturas aconteceram no bairro Colônia após uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) receber informações sobre homens armados na área. Na ação, na noite dessa terça-feira (16), quatro homens foram presos em posse de três armas de fogo, 40 munições e 21 gramas de cocaína.

Eles foram identificados como Carlos Daniel Lopes da Silva, de 21 anos, com passagens por tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo e receptação; Christian David de Lima Rodrigues, de 25 anos, com passagens por tentativa de latrocinio, tentativa de roubo, receptação, tráfico de drogas; Francisco Thalison da Silva Araújo, de 24 anos, com passagens por tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação e corrupção de menor, e Janderson Lourenço Bezerra, de 23 anos, com passagens por furto, receptação e porte ilegal de arma de fogo.

Eles foram conduzidos para uma unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foram autuados em flagrante por integrar organização criminosa. O grupo está à disposição da Justiça.

Outras ações

Já na madrugada desta quarta-feira (17), um homem, de 32 anos, também foi abordado e preso por policiais militares no bairro Jardim Bandeirantes. No veículo em que estava, uma pistola calibre 9 mm foi localizada. No imóvel do suspeito, 24 munições e dois carregadores de pistola também foram apreendidos. Ele foi autuado em flagrante por posse ou porte ilegal de arma de fogo. Dando continuidade às ações na região, mais duas armas de fogo também foram apreendidas no bairro Colônia. O material foi apresentado na Delegacia Metropolitana de Maracanaú.

Operação Ethos

Os trabalhos policiais contam com a participação de profissionais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além de agentes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da própria SSPDS, além de equipes da Prefeitura do município.