Com apoio do Nuvid/Ciops/SSPDS, PMCE captura suspeito com fios furtados no Vila Velha

15 de janeiro de 2024 - 16:25 # # # # #

O suspeito percebeu a aproximação da viatura da Polícia Militar, tentou fugir, mas foi capturado

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), capturou um homem suspeito de furtar fios de cobre. A prisão aconteceu nesta segunda-feira (15), no bairro Vila Velha – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza.

A composição da Polícia Militar foi acionada, via Ciops/SSPDS, sobre uma ocorrência de furto de fios em andamento no bairro Vila Velha. O suspeito, identificado como José Rogério de Freitas Queiroz (41), subia em um poste quando percebeu a chegada da PMCE. Ele tentou fugir, mas foi preso.

Com Rogério, os policiais militares apreenderam uma tesoura, uma chave de fenda, uma faca e uma quantidade de fios de energia. O material e o homem foram conduzidos ao 17º Distrito Policial, unidade da Polícia Civil, onde ele foi autuado por furto qualificado.

Fios recuperados em 2023

Dados coletados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) mostram que o Ceará registrou, em 2023, uma redução de 24,9% nas ocorrências de furtos de cabos, fios elétricos ou ópticos, quando comparado com o ano de 2022. Ao todo, foram 367 registros entre janeiro e dezembro de 2023, contra 489 casos no mesmo período, em 2022. Em Fortaleza, as ocorrências tiveram uma diminuição de 15%. Os dados representam todo o ano de 2023, quando foram registrados 162 casos, contra 191 registros, em 2022. Ainda entre janeiro e dezembro de 2023, 2.150 metros de fios ou cabos foram recuperados em todo o Ceará. Já em Fortaleza, foram apreendidos 1.435 metros de fios, no mesmo período.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-2497, do 17º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.