Futuros policiais civis participam de solenidade tradicional na Aesp/CE

11 de janeiro de 2024 - 10:03 # # # #

Os futuros inspetores e escrivães da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) participaram, pela segunda vez neste ano, da tradicional Quarta-feira Cívica. A cerimônia foi realizada na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), com o objetivo de proporcionar aos agentes em formação a vivência prática em uma solenidade de caráter cívico-militar.

Participaram do momento os alunos da Turma 2/2021 da PCCE, além de monitores e coordenadores do curso. A prática é promovida pela Coordenação de Ensino e Instrução da Aesp, envolvendo alunos em cursos de formação inicial das forças coirmãs da Segurança Pública do Estado do Ceará.  Os mesmos alunos já haviam participado de uma Quarta-feira Cívica no último dia 03, como parte do curso de formação, o que permite a assimilação com eficiência e excelência do protocolo acadêmico e institucional de uma cerimônia oficial.

O diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, acompanhou de perto a Quarta-feira Cívica. Para o gestor, a turma vem cumprindo à risca as diretrizes e os princípios repassados no início do curso: postura, respeito, hierarquia, disciplina e integração.

“O que a gente imaginou e idealizou já está acontecendo. Temos aproximadamente 1/4 do curso de formação percorrido. Gostaria de externar isso a vocês para que seja também um elemento de maior incentivo, para que continuemos mantendo esse azimute correto até o momento da conclusão sem quaisquer intercorrências”, frisou o gestor, colocando-se, mais uma vez, à disposição de todos os alunos.

Além do diretor-geral, acompanharam a solenidade o orientador da Célula de Ensino Civil e Integrado da Academia, delegado Ciro Lacerda, e o diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital da PCCE, delegado George Almeida.

George citou que a Polícia Civil – assim como as demais forças de segurança – demandam homens e mulheres vocacionados para o trabalho. “Todos nós, que já fizemos parte desse momento, sabemos que emociona. Ao mesmo tempo, traz a responsabilidade pela profissão que vamos assumir. Os senhores e as senhoras estão aqui por vocação. A Polícia Civil não tem espaço para pessoas que não sejam vocacionadas. Somos verdadeiros servidores públicos especiais, do ponto de vista do que lidamos no dia a dia, como os riscos à nossa integridade física, desgastes pessoais, emocionais… Apenas pessoas vocacionadas é que vão obter êxito e serem bons profissionais”, enfatizou o delegado.

Turma deve estar formada ainda no primeiro semestre deste ano

A turma começou a ser formada ainda no ano passado, com uma grade curricular que estabelece 602 horas/aula presenciais e 126 horas/aula em ensino a distância, entre conteúdos teóricos e práticos. A previsão é que os futuros escrivães e inspetores estejam formados em abril deste ano.

O reforço será usado para reforçar as ações da Polícia Civil em diversas áreas, como o enfrentamento ao crime organizado, bem como a prevenção aos crimes violentos letais intencionais e aos crimes violentos contra o patrimônio. A turma também deve ter uma formação com ênfase em proteção de populações e grupos minoritários com base em preceitos fundamentais dos direitos humanos.