Dupla suspeita de envolvimento em duplo homicídio na Barra do Ceará é capturada e três armas são apreendidas

8 de janeiro de 2024 - 17:14 # # # # #

Durante ofensiva, três armas de fogo que teriam sido utilizadas no crime foram apreendidas em Caucaia

Um trabalho rápido da Polícia Militar do Ceará (PMCE) culminou nas capturas de um homem, de 26 anos, e um adolescente, de 16 anos, suspeitos de envolvimento nas mortes de duas pessoas registradas nesse domingo (07), no bairro Barra do Ceará – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza. Durante as diligências, João Breno de Araujo Paulino, com passagens por roubo e receptação, e um adolescente de 16 anos, com atos infracionais análogos aos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo, foram identificados como suspeitos de envolvimentos na ação criminosa. Três armas de fogo também foram apreendidas.

Detalhes dos trabalhos policiais foram divulgados, nesta segunda-feira (8), em coletiva de imprensa, na sede da SSPDS, no Cisp, em Fortaleza. Na ocasião, o secretário da SSPDS, Samuel Elânio; o comandante-geral da PMCE, coronel Klenyo Sávio; a delegada geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Teresa Cruz; além da titular da 8ª Delegacia do DHPP, Patricia Aragão, estiveram presentes. Durante as diligências, um automóvel com sinal de adulteração que teria sido utilizado no crime e 20 munições foram apreendidas. Eles foram capturados na cidade de Caucaia. A dupla foi conduzida para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde João Breno foi autuado por homicídio qualificado, tentativa de homicídio, corrupção de menor e associação criminosa.

Já para o adolescente, foi lavrado um ato infracional análogo aos mesmos crimes, exceto pela corrupção de menor. Eles foram colocados à disposição da Justiça. Ainda durante diligências, no bairro Parque Leblon, na cidade de Caucaia, na tarde desta segunda-feira (08), três armas de fogo, sendo duas pistolas de calibre 9mm e 380 com carregadores alongados e um revólver calibre 38, que teriam sido utilizadas na ação criminosa, também foram apreendidas. As armas serão periciadas.

Integração

A SSPDS ressalta que o policiamento ostensivo da região foi reforçado por meio de equipes do 20º Batalhão, por meio do Policiamento Ostensivo Geral (POG), além do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e da Força Tática (FT) da PMCE.

Na manhã desta segunda-feira (08), o secretário da SSPDS, Samuel Elânio; o secretário executivo de ações integradas e estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira; o comandante-geral da PMCE, coronel Klenyo Sávio; a delegada geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Teresa Cruz; além dos delegados Nelson Pimentel, Harley Filho, Ricardo Pinheiro, da Coordenadoria de Inteligência (Coin-SSPDS), da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol-SSPDS), e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), respectivamente, estiveram na região para acompanhar os trabalhos policiais.

A investigação está a cargo da 8ª Delegacia do DHPP, unidade que segue realizando diligências para identificar outros partícipes, bem como elucidar o fato. Conforme apurações iniciais, a motivação do crime estaria relacionada à disputa entre grupos criminosos. O trabalho policial também conta com o auxílio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

O crime

Conforme levantamentos policiais, as vítimas, um homem de 34 anos e um adolescente de 17 anos, com registro de atos infracionais análogos aos crimes de tentativa de roubo e porte ilegal de arma de fogo, foram baleadas em uma via da região. Uma das vítimas foi a óbito no local. Já a segunda vítima foi socorrida, mas não resistiu. Durante a ação, outras 15 pessoas também foram baleadas e socorridas para unidades de saúde.