Ciopaer/SSPDS e Sesa realizam primeiro transporte múltiplo de órgãos do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe

7 de janeiro de 2024 - 18:56 # # # # # # # #

“Voar para proteger e salvar”. Em mais uma missão, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), neste domingo (7), o primeiro transporte múltiplo de órgãos a partir do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), na cidade de Limoeiro do Norte – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

Durante a missão, coração, rins e fígado foram os órgãos transportados após a captação, que foi realizada em Limoeiro do Norte, com destino a Fortaleza. Esse foi o primeiro transporte multivisceral, envolvendo vários órgãos, realizado a partir da unidade hospitalar.

O transporte foi realizado em duas viagens, cada uma em cerca de 45 minutos, devido ao intervalo entre as captações dos órgãos no interior cearense. O transporte deve beneficiar várias pessoas que aguardavam a realização dos transplantes. A Fênix 07, uma das aeronaves da Ciopaer/SSPDS, foi o veículo de transporte dos órgãos e esperança pelos ares do Ceará.

O voo foi realizado pelo tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Luís Carlos, comandante da aeronave; e pelo tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Andrade, copiloto. Uma equipe da Sesa atuou no transporte multivisceral.

Já o primeiro transporte aéreo de órgão a partir do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, foi realizado nessa sexta-feira (5). Foi, ainda, o primeiro transporte aéreo realizado pela Ciopaer de um órgão para transplante no ano de 2024.