CBMCE realiza intercâmbio com bombeiros da Alemanha para troca de conhecimentos sobre combate a incêndios urbanos

28 de dezembro de 2023 - 16:01 # # #

Com o objetivo de aprimorar as técnicas de combate a incêndios urbanos, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou, na manhã dessa quarta-feira (27), um intercâmbio para a troca de conhecimentos com uma equipe de bombeiros da Alemanha. A visita aconteceu na sede da 7ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militares (7ªCIA/1°BBM), que fica no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), no bairro Aeroporto – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza.

O intercâmbio teve como público alvo os instrutores do Curso Básico de Combate à Incêndio Urbano (CBCIU), do CBMCE, além de militares convidados que também possuem formação no curso. Durante o intercâmbio, o tenente alemão Jürgen Nickel, com o auxílio de um intérprete, apresentou práticas alemãs e conheceu procedimentos adotados pelo CBMCE.

Na ocasião, os bombeiros aprimoraram seus conhecimentos referentes ao manejo de esguicho, para o resfriamento de gases durante a progressão no interior de edificações atingidas por incêndio. Também foram repassadas técnicas utilizadas em operações de busca e resgate de vítimas em incidentes de incêndio estrutural.

Além da troca de conhecimentos específicos, os bombeiros militares do CBMCE concluíram que os procedimentos adotados estão de acordo com as melhores práticas internacionais de combate a incêndio.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE