SSPDS, Pefoce e Sesa renovam acordo de cooperação para acelerar captação e transplante de córneas no Ceará

27 de dezembro de 2023 - 16:16 # # # # # #

Com o objetivo de promover mais celeridade e eficiência no processo de captação de córneas no Estado, além de seguir ampliando as captações e zerando o tempo de espera na fila de transplantes, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por intermédio da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), e a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), renovam, nesta quinta-feira (28), o Termo de Cooperação Técnica que funciona desde 2016. O evento ocorre na sede da Pefoce, em Fortaleza, às 9 horas.

Desde o início das captações na Pefoce, em 2016, o Instituto Banco de Olhos do Ceará (Iboc) recebeu 6.862 córneas, sendo 560 no primeiro semestre de 2023, e zerou a fila de espera já no primeiro ano de parceria. Hoje, o Ceará disponibiliza córneas para outros estados, enviando cerca de 30% de toda captação mensal. O propósito do acordo é estruturar atividades e instituir fluxos e diretrizes operacionais entre os órgãos.

Serviço:

Local: Sede da Perícia Forense do Estado do Ceará. Avenida Presidente Castelo Branco, 901 – Moura Brasil, Fortaleza – CE
Data: Quinta-feira 28/12/2023
Horário: 9 horas