Gato cai em cacimba de 12 m de profundidade e é resgatado pelos bombeiros

20 de dezembro de 2023 - 16:01 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na noite dessa terça-feira (19), um gato que estava dentro de uma cacimba no bairro Paupina, Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. “Floquinho”, como é conhecido o animal, teria caído de uma altura de 12 metros, nessa sexta-feira (15), e foi entregue ileso à família.

“Os populares encontraram o animal (dentro da cacimba) na sexta-feira (15), mas acionaram os bombeiros somente nessa terça-feira (19), após sucessivas tentativas frustradas de resgatar o gato por conta própria. Diante disso, a família decidiu acionar o Corpo de Bombeiros, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SPPDS), que prestou o resgate”, informou o comandante do socorro, 1º tenente Bruno Torquato de Sousa.

Para realizar o resgate, os bombeiros militares utilizaram um sistema de vantagem mecânica 4×1, que permite a descida controlada de um bombeiro militar. O procedimento envolve ainda o uso de equipamentos como tripé de salvamento com estaiamentos fixos para estabilização, polias duplas, cordas, mosquetões e cinto paraquedista. Por fim, a tutora recebeu Floquinho em mãos e agradeceu o trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros.

Prevenção de acidentes

Para evitar acidentes com cacimbas e poços, o CBMCE orienta sobre algumas orientações básicas. A primeira delas é sempre sinalizar a cacimba ou poço de forma clara e visível. Também é importante sempre cobrir o local com material resistente e seguro, impedindo o acesso de pessoas e animais. Por último, é preciso cuidar da manutenção das cacimbas e poços e, em caso de desativação, é recomendado o aterramento com controle de compactação.

Balanço anual

Entre janeiro e novembro de 2023, o Corpo de Bombeiros resgatou 10.191 animais em situação de risco em todo território cearense. O número representa um aumento de 12,75% comparado ao mesmo período de 2022. As espécies que mais receberam auxílio dos bombeiros militares foram as cobras jiboias, seguidas por felinos, cães, iguanas e cassacos.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE