Dia do Perito Criminal é celebrado em solenidade promovida pela Alece

15 de dezembro de 2023 - 17:11 # # # #

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nessa quinta-feira (14) no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao Dia do Perito Criminal em alusão à data celebrada anualmente no dia 4 de dezembro. O evento destacou o papel dos peritos criminais que compõem o quadro de servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e ressaltou a importância da profissão que aplica conhecimentos científicos e produz provas técnicas robustas, que são imprescindíveis para elucidação de crimes e para fortalecimento do sistema de justiça.

Durante a sessão solene, foram destacados os avanços e desafios enfrentados pelos peritos criminais, ressaltando o papel fundamental que desempenham na investigação e na promoção da segurança da sociedade cearense. Com o objetivo de reconhecer o empenho desses profissionais em assegurar a integridade e a eficiência do sistema de justiça criminal.

O evento também proporcionou uma reflexão sobre a importância da constante atualização e investimento em recursos tecnológicos para aprimorar as práticas periciais. Para o deputado estadual, Romeu Aldigueri (PDT), a realização de uma solenidade em homenagem ao Dia Nacional do Perito Criminal é um momento de destacar a relevância do profissional e agradecer pelo trabalho desenvolvido para a promoção da justiça e segurança pública.

“É muito importante a homenagem ao período criminal, uma atividade cada vez mais importante hoje em dia na nossa sociedade. O perito criminal é o especialista encarregado de fornecer provas técnicas essenciais para o suporte de investigações e a elucidação de crimes, desempenhando o papel fundamental em todo o sistema de justiça nacional,” afirmou.

O deputado estadual De Assis Diniz também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo perito criminal para a construção e a garantia da segurança pública no Ceará. “Quando nós olhamos o papel e a relevância dos peritos criminais, vemos a competência e a sensibilidade de tirar o dolo e garantir a liberdade, uma cápsula pode definir a liberdade ou não de um crime, ou de um criminoso. É sobre a responsabilidade e a competência de vocês”, destacou.

Importância

Reconhecer o mérito e a dedicação dos peritos criminais é um gesto simbólico de gratidão e reconhecimento por seus esforços em prol da verdade e da justiça. O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, agradeceu pela celebração em homenagem realizada na Assembleia. “Dizer que estou muito feliz aqui hoje poder falar primeiro em nome da nossa instituição, dizer que tem sido uma honra liderá-los, dizer que é uma satisfação poder servir ao povo cearense com uma atividade tão nobre”, enfatizou.

A solenidade atendeu a requerimento do deputado Romeu Aldigueri (PDT), subscrito pelos deputados De Assis Diniz (PT), Júlio César Filho (PT), Jô Farias (PT) e Bruno Pedrosa (PDT). O perito criminal é o profissional responsável pelo levantamento de evidências que possam solucionar a cena de um crime, como impressões digitais, exame de provas laboratoriais específico em objetos encontrados, reconstituição da cena do crime, análise das armas utilizadas, entre outras investigações. Aplicando conhecimentos científicos e produzindo provas técnicas robustas, são imprescindíveis para elucidação de crimes e para fortalecimento do sistema de justiça.