Em ações da PMCE, com apoio do Nuvid/Ciops/SSPDS, três suspeitos de furto de fios são presos na Capital

14 de dezembro de 2023 - 16:54 # # # # # #

As ofensivas policiais aconteceram nos bairros Centro e Montese, em Fortaleza

Ações distintas realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), ambas com o apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), que pertencente à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultaram na prisão em flagrante de três suspeitos de envolvimento em crimes de furto de fios, na Capital. As prisões aconteceram nesta quinta-feira (14), nos bairros Centro e Montese, que ficam nas Áreas Integradas de Segurança 4 (AIS 4) e 5 (AIS 5) de Fortaleza, respectivamente.

Durante a madrugada desta quinta, uma composição do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont), da PMCE, foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), após os operadores do Nuvid avistarem um homem furtando fios de um poste de energia em um cruzamento, no bairro Centro. Os operadores no Núcleo de Videomonitoramento perceberam ainda que o homem estava com um dos braços engessado, e utilizava do gesso para puxar os fios e cortá-los com uma faca.

Com as informações sobre a localização do suspeito, os policiais militares empreenderam diligências e capturaram o homem, identificado como Thiago de Morais Silva, de 23 anos, que já possui antecedentes por crimes de furto, crime de trânsito e crime contra a incolumidade pública. Com o suspeito, os policiais apreenderam a faca utilizada no crime e pedaços de fios cortados. O homem foi conduzido para o 34º Distrito Policial (34º DP), unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado em flagrante pelo crime de furto.

Outras prisões por furto de fios

Ainda na manhã desta quinta-feira, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu outros dois homens que foram flagrados pelos operadores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) furtando fios em uma rua, no bairro Montese. Com a ofensiva, os suspeitos foram identificados como Isaac Oton Diniz de Sales, de 19 anos, que quando adolescente possui registros de atos infracionais análogos aos crimes de roubo a pessoa, contravenção penal, dano e lesão corporal dolosa; e João Paulo Silva de Freitas, de 39 anos, que já tem passagens por tráfico ilícito de drogas, crime contra a fé pública, furto e furto qualificado. Com eles foi apreendido uma faca e diversos fios de cabos de energia.

Os dois foram conduzidos para o 11º Distrito Policial (11º DP), onde a dupla foi autuada em flagrante pelo crime de furto. Na delegacia, ainda foi identificado que João Paulo estava com um mandado de prisão definitiva em aberto, pelo crime de furto qualificado. A ordem judicial foi cumprida em desfavor do suspeito.

Após os procedimentos nas unidades da Polícia Civil, os três homens foram encaminhados para unidades do sistema penitenciário e colocados à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil seguirá com as investigações em andamento, com o intuito de identificar outros crimes em que os suspeitos possam ter envolvimento.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.