Peruana é presa em flagrante por falsidade ideológica no interior do Ceará

13 de dezembro de 2023 - 15:47 # # # #

Um trabalho investigativo da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou, nessa quarta-feira (12), na prisão em flagrante de uma mulher pelo crime de falsidade ideológica, na cidade de Russas, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado. A peruana, que chegou no último dia 13 de novembro em Fortaleza, era dada como desaparecida pelo Consulado do País. Ela foi capturada em um terminal rodoviário ao se identificar com um nome falso e colocada à disposição da Justiça.

Conforme informações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da PCCE, Dayana Yamile Acosta Comun e o namorado teriam desembarcado em Fortaleza no dia 13 de novembro e, seis dias depois, os familiares dela reportaram o desaparecimento do casal junto ao Consulado do Peru. Mesmo constando como desaparecida, a mulher, de 18 anos, informou um nome falso ao registrar um Boletim de Ocorrência (BO) por perda de documento.

O registro policial foi utilizado para embarcar junto com o namorado em um ônibus interestadual em direção a São Paulo (SP). De posse dessas informações, a equipe do DHPP acionou os policiais civis da Delegacia Regional de Russas, que abordaram a suspeita em um terminal rodoviário local. Ao ser confrontada a respeito da própria identidade, Dayana reconheceu que as informações presentes no Boletim de Ocorrência eram falsas e confirmou o próprio nome.

Diante dos fatos, Dayana foi conduzida pela equipe policial até a Delegacia Regional de Russas. Ela foi autuada em flagrante pelo crime de falsidade ideológica na unidade da Polícia Civil responsável pela área e colocada à disposição da Justiça. A PCCE segue em investigação no intuito de identificar a motivação da suspeita em cometer o crime.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o telefone (88) 3411-8567, da Delegacia Regional de Russas. O sigilo e o anonimato são garantidos.