Forças de Segurança capturam 12 suspeitos de crimes durante operação Focus

8 de dezembro de 2023 - 18:18 # # # # # # #

As ofensivas ocorreram em bairros de Fortaleza e na cidade de Maracanaú; Entre os presos estão dois homens, ambos apontados como partícipes de um triplo homicídio e um duplo homicídio registrados, em junho e novembro deste ano, na cidade de Baturité.

Com a finalidade de coibir crimes e cumprir mandados de prisão em aberto, as Forças de Segurança do Ceará deflagraram mais uma edição da Operação Focus, nessa sexta-feira (08). Os trabalhos integrados foram realizados nos bairros pertencentes às Áreas Integradas de Segurança 2 e 9 de Fortaleza e na cidade de Maracanaú (AIS 12). Ao todo, 12 suspeitos foram capturados, além de drogas e duas pistolas apreendidas. Detalhes dos trabalhos policiais foram divulgados, nesta segunda-feira (11), em coletiva de imprensa, na sede da Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSPDS), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

Entre os presos estão: Francimar da Silva Santos, de 29 anos, e Charlison Carvalho da Silva, de 19 anos, ambos apontados como partícipes de um triplo homicídio e um duplo homicídio registrados, em junho e novembro deste ano, na cidade de Baturité. A dupla já tinha antecedentes criminais por crimes de homicídios, tráfico de drogas, posse ou porte ilegal de arma de fogo e roubos ocorridos na cidade de Baturité. Eles foram localizados no bairro Pajuçara, em Maracanaú. Contra eles, dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos. Durante a ação, uma pistola e munições também foram apreendidas. A dupla também foi autuada por posse irregular de arma de fogo.

A ofensiva foi realizada por equipes da Coordenadoria de Planejamento Operacional da SSPDS (Copol), Delegacia Metropolitana de Maracanaú e contaram com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPIJ-Norte). Todos os capturados foram colocados à disposição da Justiça.

Durante as saturações, nove mandados de prisão foram cumpridos em desfavor de nove homens investigados por crimes de homicídios, estupros e roubos. As ofensivas também contaram com o auxílio de policiais civis do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) e delegacias distritais. Em uma das diligências, no bairro Genibaú, Claudemir dos Santos Oliveira, de 24 anos, com passagens por tráfico de drogas, furto e receptação, e um adolescente de 16 anos, foram capturados por policiais militares. Na ação, um quilo de drogas – entre maconha e crack – balança de precisão e um carro com sinais de adulteração foram apreendidos.

A localização e captura dos suspeitos ocorreram após checagem de dados da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. Os indivíduos foram conduzidos para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde Claudemir foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo e corrupção de menor. Já para o adolescente foi lavrado um Ato Infracional análogo aos crimes, exceto a corrupção de menor. Ainda na Capital, um outro homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Uma pistola também foi apreendida. Ele foi localizado no bairro Jangurussu (AIS 3).

Operação Focus

A operação tem por finalidade ainda detectar irregularidades, bem como realizar abordagens às pessoas em atitudes suspeitas e veículos. Os trabalhos são coordenados pela Copol e contam com equipes das Polícias Civil (PC-CE) e Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), além de agentes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin), todas da SSPDS.

Denúncia

A população pode contribuir com o trabalho policial repassando informações que auxiliem nas investigações. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.