Governo do Ceará reforça Polícia Militar com mais 2.280 pistolas

7 de dezembro de 2023 - 14:50 # # # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto // Cícero Oliveira - Fotos

O investimento nos equipamentos foi superior a US$ 1 milhão

O governador Elmano de Freitas participou, nesta quinta-feira (07), da entrega de 2.280 pistolas Glock, das quais 2.150 são calibre .40 e 130 unidades do modelo 9mm, para a Polícia Militar do Ceará (PMCE). O evento aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. Também estiveram presentes o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; o coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo; entre outras autoridades.

Elmano de Freitas destacou a importância de seguir fortalecendo as Forças de Segurança do Ceará no combate ao crime. “Eu tenho absoluta compreensão que nós temos na segurança pública um desafio no Brasil. Efetivamente, precisamos ter forças de segurança com capacidade de enfrentar organizações criminosas. Nós não venceremos essas organizações sem a Polícia Militar fortalecida onde é preciso. É por isso que achamos importante o trabalho de integração entre as Forças de Segurança, entre os estados do Nordeste. Portanto, precisamos ter muita organização e muita estrutura para que esse embate seja feito. O que eu puder fazer para fortalecer as forças de segurança do Ceará será feito”, disse.

O investimento para a compra dos equipamentos foi superior a US$ 1 milhão. O armamento, utilizado por diversas forças de segurança de elite ao redor do planeta, será destinado ao Policiamento Ostensivo Geral (POG) em Fortaleza, Região Metropolitana e regiões Norte e Sul do estado, bem como ao efetivo das tropas especializadas da PMCE.

Samuel Elânio corroborou com a fala do governador, salientando o investimento que acontece também nas pessoas da PMCE. “Isso fortalece cada vez mais as nossas forças de segurança. Paralelamente a isso, o governador Elmano também está investido nas pessoas, através de concursos, chamamentos. Essa é mais uma ação forte e empenhada do nosso governador para que possamos ter êxito em nossa gestão”, comentou.

Recentemente, o Governo do Ceará lançou os editais para a convocação de 714 policiais civis para o curso de formação, sendo 636 inspetores e 78 escrivães, além de 79 profissionais para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Klênio Savyo agradeceu o apoio do Governo do Estado e ressaltou que esse tipo de investimento traz ganhos para todos, dos policiais até a população. “É mais uma ação concreta do nosso governador. Essas armas já serão utilizadas pelos novos policiais que entrarão em janeiro. Tenho certeza que o armamento irá contribuir para que a atividade policial tenha mais força e atue mais firmemente na proteção do nosso cidadão”, garantiu.

Reforço na segurança

Em 2023, o Governo do Ceará realizou diversas ações para reforçar as Forças de Segurança do Estado como a entrega de 76 veículos, sendo 66 viaturas para a PMCE e 10 para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); a entrega de 16 viaturas para o enfrentamento à violência contra a mulher; entrega da Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual; entrega de 150 submetralhadoras para a Polícia Civil do Ceará (PCCE); inauguração do Cisp; anúncio, em parceria com o Governo Federal, do recurso de R$ 38.561.270,41 para investimentos em ações referentes à segurança pública, entre outras ações.