Governo do Ceará convoca, em edital, 79 novos profissionais aprovados no último concurso da Pefoce

1 de dezembro de 2023 - 15:36 # # #

Esse aumento representa um crescimento de 13,3 % no quadro de servidores da Pefoce; e uma expansão de 35% em relação ao quadro atual de peritos criminais

Com o intuito de fortalecer ainda mais as Forças de Segurança do Estado, o Governo do Ceará anunciou, por meio do Diário Oficial do Estado, na noite dessa quinta-feira (30), a convocação de 79 aprovados no último concurso da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Esse aumento no efetivo representa um crescimento de 13,3 % no quadro de servidores da Pefoce.

Ao todo foram chamados 22 auxiliares de perícia, 40 peritos criminais, 12 médicos peritos legistas e 5 peritos legistas, que contribuirão de maneira substancial para a melhoria dos serviços de perícia forense no Ceará, fortalecendo as ações de segurança e contribuindo para a verdade e justiça.

A convocação representa também um investimento na capacidade do estado em lidar com investigações criminais de forma mais eficiente e especializada. A formação desses novos profissionais promete contribuir para o aprimoramento das atividades periciais, beneficiando toda a população cearense.

“Esse é um importante reforço na área da Segurança Pública do nosso estado. Os peritos exercem papel fundamental nas investigações e na elucidação de crimes. Desejo um ótimo curso para todas e todos os profissionais que estão ingressando na Perícia Forense”, disse o governador Elmano de Freitas.

Importância da perícia

O concurso, realizado em 2021, inicialmente reforçou a Segurança Pública do estado com a incorporação de 212 novos profissionais. O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou a importância do incremento no número de profissionais e a integração com outras Forças da Segurança. “A convocação de 79 servidores da Pefoce é mais um investimento importante do Governo do Estado, que sempre vem investindo na segurança pública. Esse chamamento representa um incremento de 13,3% e é extremamente importante para que as atividades da Pefoce sejam desenvolvidas de forma mais eficiente. Sabemos que a Polícia Civil necessita de provas para compor os inquéritos policiais e a Perícia Forense é o órgão responsável pela elaboração dessa prova técnica que irá compor esses inquéritos policiais”, destacou.

O perito-geral também ressaltou a convocação de 40 novos peritos criminais, que representa um marco significativo para a estrutura da Segurança Pública no Estado do Ceará. Este contingente representa uma expansão de 35% em relação ao quadro atual de peritos criminais, o que se traduz em um considerável reforço nas capacidades de resposta e investigação. “Esse incremento de 35% do quadro atual de peritos criminais será um grande fortalecimento da Segurança Pública no Estado do Ceará. A presença do perito criminal no local de ocorrência faz com que a perícia atenda com maior celeridade, com maior propriedade, esses locais de ocorrências, que vai desde o crime de homicídios, suicídios, incêndios e acidentes de trânsito, ou seja vários tipos de ocorrências que envolvem a presença das forças policiais, onde o perito criminal vai fazer os levantamentos iniciais e coletar as informações ali no local de ocorrência”, comentou. Júlio Torres também ressaltou a relevância da prova técnica produzida pelos profissionais da Pefoce, que tem impacto significativo nos inquéritos policiais e processos criminais no Ceará. “Poderemos auxiliar o sistema de justiça como um todo, através de laudos periciais de qualidade, apontando materialidade e autorias dos crimes, com o uso de métodos científicos”, reforçou.

Próxima etapa

Após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), a matrícula se inicia na próxima segunda-feira (04), de forma on-line, a partir das 8 horas, no site da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), que também será a sede do curso de formação para a capacitação e desenvolvimento de habilidades práticas essenciais para a atuação eficaz no campo forense, que terá início no dia 8 de janeiro de 2024.