Ciops/SSPDS recebe alunos do IFCE Campus Tauá para conhecer os sistemas de inteligência e videomonitoramento

1 de dezembro de 2023 - 16:41 # # # # # #

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) recebeu nesta sexta-feira, 1° de dezembro, a visita de um grupo de alunos do Curso Técnico de Redes de Computadores, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Tauá). Durante a visita, os serviços oferecidos pela Coordenadoria, como sistemas de inteligência, videomonitoramento e teleatendimento foram apresentados aos estudantes. 

O tenente-coronel Heron Barros, supervisor do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Ciops/SSPDS, dialogou com os estudantes sobre as instalações, estrutura organizacional e suporte técnico. Foram apresentados todo o trabalho realizado pela Ciops e pelos seus sistemas de inteligência e de videomonitoramento. “Para nós que vivenciamos diariamente as atividades na Ciops, utilizando das tecnologias adquiridas pela SSPDS, em prol de uma segurança pública mais dinâmica e inteligente, a experiência de recebermos uma visita de jovens do curso de Técnico de Redes de Computadores do Instituto Federal de Educação de Tauá sempre será enriquecedora. Estamos todos em constante aprendizagem e cada oportunidade de promover e compartilhar o conhecimento entre as instituições públicas e/ou privadas deve ser sempre motivo de orgulho para todos que fazem parte do sistema de segurança pública”, destacou o oficial.  

Durante o encontro, os estudantes revelaram um entusiasmo admirável. Para a estudante Ana Emilly, a surpresa foi geral diante da grande estrutura da Ciops. “Todos ficaram impressionados com o tamanho (da Ciops). Agora me sinto mais segura. Foi uma realização para todos, sempre tivemos curiosidade sobre o funcionamento da Ciops, e agora, conhecendo, estamos muito felizes. Afinal, faz parte do nosso cotidiano entender como as pessoas lidam com isso é crucial”, relatou a estudante.  

Para o professor do IFCE, Kilbert Amorim, essa experiência é muito importante para os alunos, proporcionando uma nova perspectiva de mundo. “Como professor, eu entendo que é uma ferramenta fundamental que fecha o nosso conteúdo. Nós conseguimos uma visão mais prática com esse tipo de visita. Eu acho que a visão de mundo deles cresce, principalmente, nesse momento que eles estão no terceiro ano, saindo da escola, indo enfrentar a universidade ou indo enfrentar o mercado de trabalho”, comenta o professor. 

O encontro contou com a participação dos estudantes concludentes do 3º ano do  Curso Técnico de Redes de Computadores, de professores e servidores do IFCE, além do tenente-coronel Heron Barros, supervisor do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Ciops/SSPDS e outros integrantes da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança.