Novembro Azul: redução de estigma e autocuidado com a saúde masculina são foco de palestra promovida pela SSPDS

29 de novembro de 2023 - 17:02 # # # # # #

Mesmo sendo um dos cânceres com maior possibilidade de cura se diagnosticado precocemente, o câncer de próstata mata, em média, uma pessoa a cada 40 minutos no Brasil. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e se referem ao ano de 2022. Focando na importância de reduzir o estigma em torno do cuidado com a saúde masculina, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) e Coordenadoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Cogep), realizou uma palestra com a presença de colaboradores e servidores no auditório da SSPDS, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

A coordenadora da Abips/SSPDS, Bruna Gadelha, ressalta que os servidores da Segurança Pública estão sempre prontos para cuidar da sociedade e, portanto, precisam se cuidar também. Desta forma, olhar para si e dialogar com os outros, é uma forma de autocuidado. “Estamos na nossa rotina, nas nossas salas, nas ruas, todos os dias, trabalhando. E às vezes falta esse momento para interagir, bater um papo. Estamos aproveitando os espaços do Centro Integrado de Segurança Pública para nos integrarmos. Não é um momento só para ouvir, mas para se reconhecer, tirar dúvidas e compartilhar conhecimento”.

O urologista Bruno Ferreira mencionou que o Novembro Azul é, sobretudo, um mês para desconstrução da cultura machista, que afasta os homens dos cuidados com a sua própria saúde. “O homem vive sete anos a menos que a mulher. Elas são pacientes mais disciplinadas e o homem – me coloco aqui também – só costuma procurar atendimento médico quando não está bem, ignorando a importância da prevenção. E isso não deve ser assim, precisamos mudar esse raciocínio”, alertou.

Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 2/3 dos homens com mais de 40 anos não realizam o toque retal e cerca da metade nunca fez um exame Antígeno Prostático Específico (PSA), utilizado para auxiliar no diagnóstico. Diante dos números, a palestra reforçou a importância dos homens repensarem seus hábitos e cuidados com a saúde física e mental. “Vocês precisam se reconhecer como sujeitos que têm esse acesso ao direito da saúde e assim como os estabelecimentos de saúde precisam também reconhecer vocês como sujeitos que vão precisar desse acesso” pontuou a assistente social da Abips, Germana Araújo.

Atento à discussão, o tenente da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Tupinambá Sousa, lembrou que a sociedade pouco discute a saúde do homem, fortalecendo os tabus. Desta forma, palestras e outras discussões, como a realizada pela Abips e Cogep da SSPDS, são essenciais para reduzir os números mencionados durante o encontro. “Essas discussões devem acontecer sempre. Quando falamos do Novembro Azul, já é uma quebra de tabu, por não se falar muito em saúde do homem. Esse momento é louvável, principalmente na SSPDS, com tantos servidores homens. Espero que aconteça mais vezes”.

Saúde Integral

Além de pontuar a importância da prevenção ao câncer de próstata, os profissionais destacaram a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) do Ministério da Saúde, iniciativa que tem a finalidade de “promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população”, como descreve o próprio órgão em sua página oficial na internet.

A PNAISH é desenvolvida a partir de cinco eixos: acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violências e acidentes.

Pensando nisso, a Abips realiza, na próxima sexta-feira (1), sessões de liberação miofascial na sala de fisioterapia no Cisp. Os atendimentos são destinados aos servidores e colaboradores e acontecem em dois horários. Os atendimentos devem ser agendados na internet.