PCCE: suspeitos de integrar grupo criminoso são presos durante operação no CE e no RJ
28 de novembro de 2023 - 15:37 #Draco #MJSP #Operação Profilaxia #PCCE #PCERJ
A ofensiva faz parte da 8° fase da operação Profilaxia, coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco), com apoio de policiais civis do Rio de Janeiro
Na 8° fase da Operação Profilaxia, dez alvos apontados como membros de um grupo criminoso, com atuação na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram capturados durante a ofensiva coordenada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Os trabalhos policiais ocorreram nesta terça-feira (28), no município de Maranguape e no estado do Rio de Janeiro, respectivamente. Ao todo, 12 mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão foram cumpridos pelos investigadores, bem como veículos e imóveis foram bloqueados e prisões em flagrante. O trabalho contou ainda com apoio da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) e do Departamento de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
Com 40 equipes policiais em campo, no Ceará e no Rio de Janeiro, os agentes cumpriram as decisões judiciais contra indivíduos que são alvos das investigações coordenadas pela Draco, que teve início no começo deste ano. O foco, com base nos levantamentos policiais, é localizar e prender homens e mulheres apontados como chefes de grupos criminosos, e que atuam diretamente com o tráfico de drogas e com homicídios cometidos em Fortaleza e outros municípios do Ceará. Em mais uma fase da operação, os investigadores constataram que parte dos envolvidos se encontravam escondidos na cidade do Rio de Janeiro. Local onde quatro indivíduos, que exercem papel de chefia do grupo criminoso, foram capturados.
Já em Maranguape, no Ceará, nove pessoas foram presas por cumprimento de mandados, desta, um advogado, de 69 anos, que no momento da abordagem policial, estava em posse de uma arma de fogo. O alvo tinha ligação direta com um grupo criminoso atuante em Maranguape. Além das prisões, nove armas de fogo, mais de 700 munições de calibre variados, cinco imóveis, situados nos municípios de Maranguape e de Beberibe, além de sete veículos, como carros, uma UTV e um jet ski foram sequestrados. As ações policiais acerca desta operação continuam, com objetivo de localizar os demais alvos da Draco.
Denúncias
Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a população pode repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. As denúncias podem ser feitas via 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A unidade especializada da PCCE mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182. O sigilo e o anonimato são garantidos.