Aesp promove solenidade de encerramento da 3ª turma do Curso de Operações Táticas Especiais da PCCE

24 de novembro de 2023 - 20:02 # # # #

Reforçando a importância da formação continuada das Forças de Segurança, a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) realizou, nesta sexta-feira (24), a solenidade de encerramento da 3ª turma do Curso de Operações Táticas Especiais (Cote). O evento aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e contou com a presença do secretário da SSPDS, Samuel Elânio; do diretor da Aesp, Leonardo Barreto e do delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez, além de outras autoridades, concludentes e familiares.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, pontuou que a conclusão do Cote foi a primeira solenidade na nova Delegacia-Geral da PCCE, instalada no Cisp, marcando uma nova fase na integração das Forças de Segurança. Em seguida, parabenizou os concludentes pelo empenho durante a formação. “A partir de agora, senhores, vocês vão participar de missões árduas, mas que poderão cumprir. Os senhores passaram por um curso diferenciado. As missões só são dadas para aqueles que são competentes e os senhores mostraram, com a concorrência do curso, pela experiência que já têm, que serão capazes de cumprir. O sistema de segurança pública do Ceará é muito grato, bem como as instituições às quais os senhores retornam”, ressaltou.

O diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto, destacou o orgulho em formar os novos carcarás. “Ganha a Academia Estadual de Segurança Pública, ganha a Polícia Civil do Ceará, mas sobretudo a sociedade cearense”, disse.

O curso, realizado pela Aesp, habilita os novos carcarás, como são chamados os integrantes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core/PCCE), para a atividade operacional. Com carga horária de 955 horas/aula, a formação teve instruções em terra, água e ar, com disciplinas como armamento e tiro de combate policial; gerenciamento de crises; planejamento operacional; operações em meio aquático; operações helitransportadas; investigação policial para sequestro e crime organizado; arrombamento tático-explosivos; combate desarmado; e controle de distúrbios civis.

O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, pontuou a rigidez da formação para que os alunos concludentes participassem daquele momento. “O possível, qualquer um pode fazer, mas existem missões que não são para qualquer um. E para essas missões, temos os senhores. A Polícia Civil do Ceará tem muito orgulho de possuir uma coordenadoria como a Core, com todos esses guerreiros que nós temos aqui. Somos referência em vários eixos: desde o enfrentamento ao crime organizado, recuperação de ativos, trabalho de inteligência, mas eu tenho certeza que eu não estaria sendo ousado demais, em afirmar aqui que nós somos referência em operações especiais. Eu tenho certeza que esse orgulho é que eu sinto também é sentido por todos os policiais civis, que vão para uma missão e contam com a Core, ao lado, resguardando e protegendo”.

A terceira turma formou 15 profissionais, sendo 10 integrantes das Forças de Segurança do Ceará: PCCE, Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Ainda formaram policiais civis do Rio Grande do Norte e Mato Grosso; Polícia Penal do RN; e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Um dos agraciados com o brevê, o concludente policial penal RN, Rômulo Fernandes Beserra, destacou a importância da união entre os colegas na formação. “Aqui, fortalecemos também importantes valores, como o amor pela família, a valorização do lar, a simplicidade de um café, a importância de um abraço. Tenho certeza de que essas experiências nos transformarão em pessoas melhores em todos os aspectos da vida”, finalizou.

Ao lado do secretário da SSPDS, Samuel Elânio, participaram: o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutierrez; a delegada-geral adjunta da PCCE, Teresa Cruz; o diretor de Planejamento e Gestão Interna da PCCE, Otávio Coutinho; o comandante de Policiamento de Choque (CPChoque) da PMCE, coronel Farias Júnior; o coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; o perito geral adjunto da Pefoce, Átila Einstein; o diretor da Aesp, Leonardo Barreto; a diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp, Kamilly Távora Campos; o coordenador de Inteligência da SSPDS, Nelson Pimentel; o coordenador da Core/PCCE, delegado Antônio Pastor; o coordenador-adjunto da Core/PCCE, delegado Wilson Neto; o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP/PCCE), Ricardo Pinheiro; o diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC/PCCE), George Monteiro; diretor do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM/PCCE), Gustavo Pernambuco, o diretor adjunto do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Matheus Araújo; e o delegado da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte, Alex Vagner.