PMCE captura suspeito e recupera 450 kg de fios de telefonia no Centro de Fortaleza

23 de novembro de 2023 - 16:25 # # # # # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou um homem e recuperou cerca de 450 kg de fios de uma empresa de telefonia. A ação aconteceu nesta quinta-feira (23), em um estabelecimento comercial no bairro Centro – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) do Estado.

A composição da PMCE recebeu uma denúncia via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), sobre um homem que escondia fios de cobre furtados em um estabelecimento, no Centro. O suspeito, identificado como Pedro Sérgio Paula Belem, de 46 anos, com antecedentes criminais por lesão corporal dolosa, furto qualificado e crime contra a propriedade imaterial, foi localizado com os utensílios.

O homem e os fios foram encaminhados ao 34º Distrito Policial (DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado por receptação. O material foi restituído a um representante da empresa de telefonia. As investigações seguem em andamento, visando capturar outros envolvidos.

Balanço

Entre janeiro e outubro deste ano, 1.834 metros de fios e cabos foram apreendidos em ações das Forças de Segurança do Ceará. Já os furtos reduziram 27,36% no período. Ao todo, foram 300 casos, contra 413 nos 10 primeiros meses de 2022. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp/SSPDS).

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) destaca que o furto ou roubo de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública. Além desses, outro crime associado ao delito é o de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações podem ser repassadas ainda via (85) 3101-4926, do 34º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.