SSPDS inicia Operação Centro Seguro com reforço na segurança

17 de novembro de 2023 - 14:00 # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deu início, na manhã desta sexta-feira (17), a mais uma edição da Operação Centro Seguro. A intenção é coibir ações criminosas na área do Centro de Fortaleza e arredores durante as compras de fim de ano. A ação, que segue até o dia 31 de dezembro, contará, diariamente, com 137 agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuando na região. Também haverá o reforço do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). A cerimônia de abertura ocorreu às 9h, na Praça do Ferreira.

De acordo com o coronel comandante-geral da PMCE Klênio Savyo, que representou o secretário da SSPDS Samuel Elânio na solenidade, a iniciativa visa aumentar a sensação de segurança e a tranquilidade da população. “Não só daqueles que vêm fazer suas compras, mas também de todos que trabalham no Centro, e os que têm comércio no Centro”, afirmou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), Assis Cavalcante, agradeceu a operação que ocorre mais uma vez no Centro. “Estamos muito felizes com esse evento que ocorre aqui, no qual vemos as Forças de Segurança dando o seu melhor, assegurando que nós consigamos gerar emprego, gerar renda, gerar satisfação das pessoas que trabalham e das pessoas que visitam”, ressaltou.

Policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), no Regimento de Polícia Montada (RPMont) e no 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM) farão trabalhos ostensivos por meio de ações coordenadas, utilizando modalidades diversas de policiamento – a pé, montados, em patrulhas móveis e de bicicleta.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) também participa da Operação Centro Seguro com duas equipes diárias, estando à disposição para o atendimento de qualquer ocorrência bombeirística e fazendo vistorias nos estabelecimentos comerciais.

Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) realiza o policiamento investigativo, com o objetivo de localizar pessoas procuradas pela Justiça, efetuar prisões em flagrante e proceder a triagem de suspeitos. Serão 35 policiais civis, diariamente, nas delegacias plantonistas e equipes investigativas