Solenidade marca os 17 anos do Projeto Capoeira no Quartel da PM de Tianguá

17 de novembro de 2023 - 12:17 # # # # # # # #

Em Tianguá, um projeto sediado na 1° Companhia do 3° Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE), está conseguindo reunir crianças e adolescentes, com o objetivo de retirá-los das telas e da ociosidade. O projeto “Capoeira no Quartel” completou 17 anos, e ao longo desse período, cerca de mil pessoas já passaram pelo programa, desde então, colhendo muitos frutos. Coordenado pelo tenente PM Quirino, conhecido como “mestre Caveira”, o projeto contou com uma solenidade comemorativa entre os dias 11 e 12 de novembro. A cerimônia foi realizada no próprio quartel da PMCE e contou com a presença de grandes nomes do mundo da capoeira. No evento também foi comemorado os 30 anos do tenente Quirino, no universo da capoeira.  

Para o tenente Quirino, idealizador do projeto, as atividades se tornaram referência para os jovens do município de Tianguá. Seu propósito é promover inclusão social, impactando positivamente a vida das crianças e adolescentes. “Há 17 anos, iniciei este projeto que se tornou uma referência em nossa cidade. Ao longo desse período, impactamos positivamente a vida de inúmeras crianças e adolescentes. Mais de mil jovens já foram beneficiados, alguns trilhando caminhos profissionais notáveis, como graduados em direito, educação física, contabilidade, professores, técnicos agrícolas, policiais militares e membros das forças armadas. Não temos data de encerramento, pois enquanto houver jovens necessitando dos nossos ensinamentos, estaremos aqui dedicados e disponíveis. Nosso propósito é integrar a comunidade ao quartel, promovendo inclusão social até que as diferenças desapareçam. Na capoeira, todos somos iguais”, destaca o oficial PM.  

No primeiro dia da cerimônia foram realizadas oficinas com o “mestre Toin” de Viçosa do Ceará, “mestre Zebrinha”, “mestre Sappo”, “mestre João Baiano” e do “mestre Saraça”, ambos de Fortaleza. Além disso, um dos mestres mais respeitados no mundo desse esporte foi recebido no evento, o “Mestre Touro”. Antônio Oliveira Bemvindo é um mestre de capoeira nascido no Rio de Janeiro, referência no Brasil e no mundo. No evento, foram realizadas apresentações culturais e a formatura de dois novos professores de capoeira.