Forças de Segurança do Ceará capturam quarteto suspeito de envolvimento em ocorrência com mortes em Maranguape

14 de novembro de 2023 - 19:00 # # # # # # # # # # # #

Durante a ofensiva, que contou com os trabalhos da PC-CE
e PMCE, um arsenal de armas foi encontrado e apreendido na RMF

Um trabalho integrado realizado entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou em quatro capturas em flagrante de um grupo suspeito de envolvimento em uma ocorrência de homicídio com quatro vítimas fatais, que aconteceu na madrugada desta terça-feira (14), no bairro Amanari, em Maranguape, que pertence à Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do Ceará. Com o grupo foi encontrado um arsenal de armas de fogo.

Logo após o registro da ação criminosa, equipes de policiais civis e militares iniciaram as diligências com o objetivo de elucidar o crime. Durante as diligências, foram levantadas informações sobre a possível localização de suspeitos de envolvimento no crime. De imediato, equipes das Forças de Segurança do Ceará realizaram buscas pela área próxima ao local do crime, onde abordaram um grupo em uma residência.

No local, os policiais localizaram três homens e um adolescente de 15 anos. Os presos foram identificados como: Berg da Silva Leitão (31), com antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal no contexto de violência doméstica e roubos; Everton Cassiano da Silva (20), com histórico de atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, tráfico de drogas e dano; e Antônio Edson Marques de Castro (27). Com as buscas no interior da residência, foram apreendidas: uma metralhadora, um rifle, três espingardas, quatro pistolas e quatro revólveres.

Após a abordagem no local, os três suspeitos, o adolescente e todo o material ilícito apreendido foram conduzidos para a Delegacia Metropolitana de Maranguape, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. O trio foi autuado por homicídio qualificado, posse de arma de fogo de uso restrito, posse de arma de fogo de uso permitido, organização criminosa e corrupção de menor. Contra o adolescente, foi lavrado um ato infracional para apurar sua participação no caso. O grupo foi colocado à disposição do Judiciário.

A Polícia Civil seguirá com as investigações em andamento, com o objetivo de identificar outras pessoas que tenham envolvimento com o crime.

Ação conjunta

Os trabalhos ostensivos foram realizados por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE); por meio da Delegacia Metropolitana de Maranguape, Departamento de Polícia Judiciária da Região Metropolitana (DPJM) e Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento de Inteligência Policial (DIP), além da da Sub-Agência de Inteligência do 24º Batalhão da Polícia Militar (24º BPM), do Batalhão de Policiamento do Interior (Bepi), do Comando Tático Motorizado (Cotam) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), e da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Coin/SSPDS).

Entenda

Quatro pessoas morreram após serem atingidas por disparos de armas de fogo na madrugada dessa terça-feira (14). São eles: um homem de 22 anos, que já possuía antecedentes criminais por tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo foi a óbito em via pública. Além dele, foram mortos dois homens de 19 anos, sendo que um deles tinha antecedentes criminais por furto qualificado e histórico de ato infracional análogo a roubo; e uma vítima do sexo femino ainda não identificada formalmente.

Com as diligências pela área, as equipes apreenderam 33 munições de arma de fogo de diferentes calibres, bem como objetos pessoais e um aparelho celular, que serão utilizadas para auxiliar as investigações.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-2808, da Delegacia Metropolitana de Maranguape. O sigilo e o anonimato são garantidos.