Ciopaer realiza transporte aeromédico de vítima de descarga elétrica de Varjota para Fortaleza

14 de novembro de 2023 - 18:17 # # #

Profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), fizeram o transporte aeromédico de um homem, de 37 anos, que foi vítima de uma descarga elétrica na rede de alta tensão em Varjota – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado. A ação aconteceu na tarde dessa terça-feira (14), com o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

O homem fazia reparos em sua residência, quando recebeu a descarga elétrica e foi socorrido para uma unidade hospitalar do município. Diante da gravidade do quadro de saúde da vítima, foi necessária a transferência imediata do paciente para um hospital de Fortaleza. Após o acionamento, a aeronave Fênix 07 deixou a base em Crateús e pousou em um estádio no bairro Acampamento.

Durante todo o trajeto, que durou cerca de 1h10min, o homem recebeu o suporte médico necessário. Em Fortaleza, ele foi encaminhado para o Instituto Doutor José Frota (IJF).

Transportes aeromédicos

Os helicópteros da Ciopaer são dotados de UTI aérea e atuam com médico e enfermeiro a bordo. O transporte aéreo é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres e agilizar a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados.