Jardineiro realiza entrega voluntária de uma cascavel ao BPMA da PMCE

13 de novembro de 2023 - 11:50 # # # # #

Um jardineiro se deparou, na manhã desse domingo (12), com uma cobra cascavel enquanto executava serviços em um condomínio residencial situado em Guaramiranga, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. A serpente foi entregue pessoalmente a um destacamento da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (1ª Cia /BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e será devolvida ao habitat natural após passar por triagem e estudos científicos.

Mesmo agradecendo a entrega voluntária do animal, os policiais militares fizeram questão de alertar ao jardineiro sobre o risco de transportar a cobra, ainda mais utilizando uma sacola plástica. A cascavel é uma serpente peçonhenta responsável por cerca de 10% dos acidentes com cobras em todo o Brasil. A peçonha desse animal ataca os músculos e o sistema nervoso, causando dor e inchaço no local da picada e podendo levar à morte por insuficiência renal dias após o incidente.

“A serpente encontrava-se tranquila no momento da entrega e, considerando a proximidade do local da ocorrência com a localização do destacamento, não houve risco de óbito do animal. Em casos de entrega voluntária, como essa, realizamos uma abordagem de cunho educativo, estimulando que a população disque 190 e expomos os riscos de tentar capturar quaisquer animais silvestres”, explica o comandante do destacamento do BPMA, sargento Johnathan.

Imediatamente após receberem a cascavel, os policiais militares entraram em contato com uma instituição local habilitada a receber a cobra. Após realizarem a triagem e o estudo científico, os pesquisadores devolverão a serpente ao habitat natural, longe do convívio com outros seres humanos.