Aesp capacita profissionais da Segurança Pública e da Secretaria das Cidades para utilização de drones

10 de novembro de 2023 - 17:38 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) concluiu, nesta sexta-feira (10), a primeira turma de 2023 do Curso de Operador de Drone. A qualificação envolveu profissionais das Forças de Segurança pública e da Secretaria das Cidades do Ceará, com carga horária de 44 horas/aula. O curso capacitou a turma para o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), popularmente conhecidas como drones, desde a compreensão da legislação vigente ao treino e à prática de pilotagem.

“A previsão da Academia Estadual de Segurança Pública é a capacitação de mais de 100 profissionais deste curso específico, que prevê, dentro da matriz curricular, aulas teóricas e instruções práticas. Nessa turma, especificamente, nós temos policiais militares, policiais civis, peritos criminais e servidores da Secretaria das Cidades. É uma formação que alia a tecnologia e a qualificação de excelência para a prestação do serviço público cada vez mais com mais qualidade”, destacou o diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto.

A qualificação também capacita o aluno para a montagem e a manutenção básica dos equipamentos, além da compreensão das noções de segurança na utilização dos RPAs. Já existem mais duas turmas previstas para acontecer ainda no ano de 2023. Também faz parte da matriz curricular o uso do equipamento integrado a câmeras de filmagem e máquinas fotográficas.

O perito Rodrigo Guedes, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), é um dos alunos. “Esse curso vai ser muito importante porque a tecnologia vai nos ajudar a complementar as perícias, principalmente em locais de difícil acesso, e em acidentes de trânsito, que geralmente são perícias complexas, e a gente precisa de imagens aéreas para entender a dinâmica do acidente”, exemplificou.

Já o 2º tenente QOAPM, Fábio Corrêa, hoje lotado na Aesp, complementou a fala do colega apontando para a evolução tecnológica. “O curso é excepcional, de grande valia, um momento ímpar de conhecimento, de adquirir conhecimento. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e a Aesp estão na direção certa. É uma evolução que chegou para ficar. Traz às forças de segurança um momento de adquirir conhecimento”, celebrou.

Para a Secretaria das Cidades, o uso de drones também será de muita relevância. “Gostaria de agradecer à Aesp pela cooperação com a gente, está sendo de muita valia, de muita utilidade. A gente tem muita obra, cobertura de eventos, e é de muita importância para a gente, porque vai facilitar muito, e dar qualidade”, enumerou o servidor Bruno Melo.

*Com informações da ascom da Aesp