SSPDS participa de reunião de alinhamento para construção de observatório de enfrentamento à violência contra a mulher

9 de novembro de 2023 - 11:07 # # # # # # #

Aproximando o conhecimento teórico, produzido por pesquisadores, com a experiência da gestão pública, a governadora em exercício e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, realizou uma reunião de alinhamento, nessa quarta-feira (8), no Palácio da Abolição. Na ocasião, foi colocado em pauta a institucionalização de um observatório de enfrentamento à violência contra a mulher, a partir da experiência do Laboratório da Violência contra Mulher (Observem), iniciativa da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Participaram da reunião: o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, a secretária executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Raquel Andrade; a secretária da Secitece, Sandra Monteiro; o superintendente da Supesp, Nabupolasar Alves Feitosa; o diretor geral do Ipece, Alfredo Pessoa; o diretor de estudos sociais do Ipece, José Meneleu Neto; e das professoras pesquisadoras do Observem/Uece, Helena Frota, Lúcia Mendes e Daniele Ribeiro.

Durante a reunião, foi pontuada a importância dos dados qualitativos e quantitativos para o aprimoramento e desenvolvimento, por meio de recortes sociais e levantamentos estatísticos, de políticas públicas para as mulheres em situação de vulnerabilidade. O observatório a ser criado possibilitará, com apoio de uma reflexão acadêmica, o enfrentamento à violência de gênero, com o suporte de pesquisadores do programa Cientista Chefe, vinculado à Fundação Cearense de Apoio e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Para a governadora em exercício e Secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, a construção de políticas públicas desse gênero se fortalecem quando acontecem de forma conjunta, reunindo e discutindo com todos os setores comprometidos com o tema. “Sempre agradeço à Secretaria da Segurança Pública do Ceará pela parceria. Eles lidam com temas muito urgentes e a decisão do gestor da SSPDS, Samuel Elânio, com todos os seus desafios, é pela colaboração conosco”, ressaltou.

Jade Romero ainda ressaltou que, apesar dos notórios avanços nas políticas de segurança para as mulheres, é necessário ampliar o olhar. Com isso, o suporte dos pesquisadores do Cientista Chefe vai ser um reforço nas ações já desenvolvidas. “Temos dados elaborados no Ceará, que nos ajudam a tomar decisões. Agradeço à Supesp, nossa Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública/SSPDS, e ao Ipece, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, que fazem estudos importantes, mas sabemos que podemos fazer mais, ter mais informações, mais aprofundamentos, mais pesquisas qualitativas e discussões sobre esses estudos, com o meio acadêmico. O objetivo da participação do Cientista Chefe é essa: fazer um produto inovador, diferenciado e que permita que o Ceará permaneça na vanguarda das políticas públicas”, detalhou a governadora em exercício, Jade Romero.

O programa Cientista Chefe é um elo entre o Governo do Ceará e as instituições de ensino para identificar alternativas de ciência, tecnologia e inovação, com foco nos serviços públicos. Os projetos e equipes são definidas pelas demandas do poder Executivo. Dentro do observatório, devem ser criados relatórios e produtos que apontem, de forma interseccional, fatores relacionados à classe social, gênero, raça, território e religião, que podem ser determinantes para a vulnerabilidade ou não das mulheres cearenses, propondo um protocolo unificado de mobilização.

Para o secretário da SSPDS, o Samuel Elânio, a aproximação com as universidades qualificará, ainda mais, o trabalho realizado pelas Forças de Segurança do Ceará. “Ter dados qualificados subsidiam os investimentos na rede de atendimento e nos ajudam a compreender a realidade daquela região, fortalecendo o acolhimento, o trabalho investigativo e certamente, a compreensão da importância da denúncia como uma importante porta de entrada para o rompimento do ciclo de violência”.