Bombeiro da CBCães conclui curso e inicia treinamento com o novo cão de resgate do CBMCE
8 de novembro de 2023 - 14:34 #CBCães #CBMCE #Ceará #novo cão de Resgate #O novo membro do CBCães #SSPDS #Suspeito preso
O cabo Lianderson de Santiago Girão, integrante da Companhia de Busca com Cães (CBCães), pertencente ao Batalhão de Busca e Salvamento, concluiu com sucesso o 3º Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, no final de outubro. O curso é essencial para a formação de cinotécnicos, que são preparados para treinar filhotes destinados a salvar vidas.
O III CBRESC ocorreu no CBMMT, na cidade de Cuiabá, entre os dias 20 e 30 de outubro de 2023, e contou com a participação de 32 bombeiros militares de diversos estados, como Ceará, Rio de Janeiro, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Com a conclusão do curso, o cabo Girão iniciará os treinamentos com o novo membro do CBCães, o filhote de pastor-belga malinois, chamado Clark.
O novo membro do CBCães
Clark, um pastor-belga malinois, é filho da cadela Noah, do CBCães, e do Cão Shiryou, da Delegacia de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). O filhote passou por uma cuidadosa seleção de linhagem, supervisão de gestação e atenção nos primeiros dias de vida, com o objetivo de se tornar um futuro cão de resgate do CBMCE. Agora, o cabo Girão é o condutor e treinador oficial de Clark, que começará o processo de formação do cão de busca e salvamento.
De acordo com o capitão Eliomar Cordeiro Alves, a formação e especialização de bombeiros militares representa os primeiros passos cruciais na jornada de um filhote treinado para ser um cão de salvamento. “Com Clark, o cabo Girão tem em suas mãos um cão que passou por um rigoroso processo de seleção genética, análise de linhagem e supervisão desde a gestação até o nascimento. No entanto, a realização plena desse potencial depende da capacitação do militar. Agora, a expectativa é alta para o desempenho dessa dupla, que está pronta para servir à sociedade”, enfatizou o comandante do CBCães.
Segundo o cabo Girão, o curso CBRESC foi de suma importância para treinar o seu companheiro. “Durante o curso, foram abordados temas cruciais, incluindo etologia canina, mecânica de odores, primeiros socorros caninos, técnicas de figuração, técnicas de busca em ambientes rurais e urbanos, além de princípios de busca em áreas de deslizamento e certificação operativa. Todos esses conhecimentos foram transmitidos por profissionais competentes do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso e especialistas na área”, informou o tutor do Clark.
*Com informações da Ascom do CBMCE