Aesp e PMCE celebram encerramento de quatro cursos de qualificação

1 de novembro de 2023 - 14:59 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) promoveu, nesta quarta-feira (1º), a solenidade de encerramento de quatro cursos destinados aos servidores do Ceará e de outros estados. O ato foi realizado na sede da Academia, em Fortaleza, e marcou a conclusão de importantes processos de qualificação para os agentes de segurança.

O Curso de Comando e Gestão de Policiamento para Capitães e Tenentes (QOPM) foi promovido pela Aesp, com coordenação da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). A capacitação teve duração de 180 horas/aula. Já o Curso de Policiamento Turístico,teve duração de 160 horas/aula. Na ocasião, também teve promoção da Aesp, reunindo oficiais e praças da PMCE. No local, os cursos de Cinotecnia, que teve duração de 280 horas/aula, foram encerrados, envolvendo policiais militares do Ceará e agentes de outras corporações. Já o Curso da Força Tática, teve duração de 180 horas/aula, com oficiais e praças da PMCE.

O diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, comentou que se sentiu também no lugar dos familiares de militares que ali se encontravam. “Eu, enquanto filho de policial militar, vejo, aqui, alguns filhos pequeninos, e vejo que, há alguns anos, eu estava aí, numa cadeira, em solenidade militar, vendo meu pai almejar e galgar postos, até o último posto da Polícia Militar. Eu fico muito feliz em estar junto com vocês contribuindo para que tudo isso possa acontecer. Muita honra em participar desse momento. Gostaria de destacar a preocupação do Comando-Geral da Polícia Militar, não só em enviar um plano anual de capacitação, mas além dessa formalidade, há um acompanhamento constante, inclusive pessoal, desse processo de capacitação”, elogiou o gestor.

Já o subcomandante da PMCE, coronel Vineimar Rodrigues, mais uma vez apontou a Aesp/CE como uma importante parceira da Polícia Militar. “Gostaria de agradecer a parceria com a Aesp pelos cursos que ora terminam. São cursos importantes, nós tiramos os policiais da rua e eles vão à sala de aula para fazer essa especialização, para a gente entregar um policial bem qualificado, que possa prestar um melhor serviço à sociedade”, destacou.

O major Lutiani Rodrigues, da PMCE, foi um dos concludentes do Curso de Policiamento Turístico. Durante a solenidade, o oficial também foi o orador das turmas. Além de servidores do Ceará, incluindo policiais militares e policiais penais ligados à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), participaram dos cursos policiais militares do Paraná e da Paraíba, além de um membro do Exército Brasileiro.

Além da presença do diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, a solenidade também contou com as presenças do subcomandante da Polícia Militar, coronel PM Vinícius Vineimar; da diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, delegada Kamilly Campos; do diretor de planejamento e gestão interna da Polícia Civil, delegado Otávio Coutinho; do coordenador de ensino e instrução da Aesp, coronel PM Evandro Queiroz; do comandante do Comando de Policiamento de Choque (CPCHOQUE), coronel PM João Batista Farias Junior; e do comandante do 1º Comando Regional de Policiamento Militar (1º CRPM), coronel PM Vandicles Sergio de Oliveira Junior.

*Com informações da ascom da Aesp