Corpo de Bombeiros conclui formação de duas novas turmas do projeto Surf Salva na Capital

31 de outubro de 2023 - 17:57 # # # # #

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) ministrou aulas para mais duas turmas do curso Surf Salva durante o mês de outubro. As turmas tiveram formações realizadas nas praias do Titanzinho, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) e Barra do Ceará (AIS 8) da Capital.

A iniciativa visa contribuir com a redução do número de afogamentos. O conteúdo programático tem como objetivo prevenir incidentes e salvar vidas por meio da aplicação de práticas como primeiros socorros, por meio de ensino aos surfistas sobre a aplicação do suporte básico de vida. Além de surfistas, participaram das aulas praticantes de esportes como kitesurfe, stand up paddle e canoa havaiana. Com o projeto, moradores receberam o treinamento, fortalecendo e desenvolvendo a segurança aquática na região.

Para o comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, o projeto possibilita o estabelecimento de uma rede de apoio, importante para a prevenção dos incidentes. “A cada nova turma, vemos uma ampliação da capacidade do Corpo de Bombeiros de atuar na prevenção ao afogamento no mar. É uma rede de colaboradores que temos formado há mais de 20 anos e que já se revelou ser muito útil para prevenir acidentes e salvar vidas”, declarou.

Mais de seis mil alunos já concluíram a formação pelo Surf Salva. Entre os últimos dias 25 e 28 de outubro, 22 alunos concluíram mais uma edição do curso, realizada na praia do Titanzinho, no Cais do Porto. A turma teve aulas realizadas em uma escola de surfe da região e contou com a participação de diversos praticantes de modalidades aquáticas.

A surfista Marina Barbosa afirmou estar feliz por participar de mais uma edição. “Tive a oportunidade hoje de me formar no curso do Projeto Surf Salva pela quarta vez. Os conteúdos são de suma importância para os surfistas, desde a abordagem lá dentro à retirada da vítima de afogamento. Todo o suporte que é dado à vítima fora da água até a chegada do socorro do CBMCE, do Samu, para assumir a responsabilidade e seguir com a demanda do paciente”, afirmou a moradora do Titanzinho.

Uma outra turma do curso recebeu formação entre os dias 9 e 11 de outubro, na Barra do Ceará. Os alunos receberam instruções na região próxima ao encontro do Rio Ceará com o mar, onde 24 alunos participaram do Surf Salva.

O projeto

O Surf Salva foi implantado em 1995 pelo capitão Ronald Aguiar. Na ocasião, 100 surfistas se formaram pelo projeto. Já no ano de 1998, o projeto tornou-se permanente, com o objetivo de ampliar a cobertura de guarda-vidas na orla marítima do Ceará.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE