Pefoce realiza II Workshop sobre o papel dos bancos de dados criminais na promoção da justiça e da Segurança Pública

27 de outubro de 2023 - 17:56 # # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), realiza, nesta terça-feira (31), a abertura do II Workshop da Perícia Forense, com o tema “O Papel dos Bancos Criminais na Promoção da Justiça e da Segurança Pública”. O evento será realizado no auditório do Centro de Convivência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. A programação é destinada aos servidores da Perícia Forense e peritos oficiais de todo país, além de profissionais do Sistema de Justiça e Segurança Pública do Ceará.

Ao longo da manhã, serão realizadas palestras relacionadas à rotina da Perícia Forense, além da apresentação dos resultados dos bancos de dados da Pefoce. Durante a tarde, uma discussão sobre Fentanil, drogas k e outras drogas sintéticas no Brasil e no Exterior, será um dos momentos da programação, além de uma palestra sobre o valor jurídico da perícia criminal em casos de feminicídio.

O primeiro dia contará com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio; do perito geral da Pefoce, Júlio Torres; da secretária executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria das Mulheres, Raquel Andrade dos Santos; da delegada do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Lívia Cristina Araújo; do professor de toxicologia, dr. José Luiz da Costa; da perita criminal da Polícia Civil do Distrito Federal, Beatriz Figueiredo; da promotora de Justiça do Ministério Público do Ceará, Deborah Cavalcante; e da coordenadora de projetos do Instituto Maria da Penha, Rose Marques.

Encerramento

O segundo dia do evento, que marca o encerramento da programação, acontece na quarta-feira (1º), com uma mesa redonda para discutir os avanços do programa Tempo de Justiça, parceria da SSPDS com outros órgãos. A vice-governadora do Ceará e secretária das Mulheres, Jade Romero, será uma das participantes, ao lado do secretário da SSPDS, Samuel Elânio; do perito geral da Pefoce, Júlio Torres; da delegada-geral adjunta da PC-CE, Teresa Cruz; da desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará, ngela Gondim; da defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas; e da promotora de Justiça, Márcia Lopes Pereira.

Serviço

II Workshop da Perícia Forense: Valorização do Profissional da Segurança Pública

Local: auditório do Centro de Convivência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Rua Professor Guilhon, S/N, Aeroporto (esquina das avenidas Aguanambi e Borges de Melo)
Data: terça-feira 31/10/2023