Supesp encerra agenda de ciclo de visitas técnicas na Universidade Vila Velha (ES)

26 de outubro de 2023 - 11:57 # # # # # # #

Como parte integrante do ciclo de visitas técnicas a órgãos da área da segurança pública de outros estados, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) foi representada, na tarde desta quarta-feira (25/10), durante a realização do III Congresso Internacional de Segurança e Defesa, na sede da Universidade Vila Velha (ES).

O evento reúne, até amanhã (27/10), autoridades locais, regionais, nacionais e internacionais, Organizações Não Governamentais (ONGs), comunidade científica e a população em geral para, juntos, a partir de seminários, palestras e oficinas, contribuírem de forma concreta para a busca de soluções dos problemas no âmbito da Segurança Pública e Defesa.

Com a palestra “Ataque às Instituições Financeiras”, o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, abordou a temática para uma plateia presencial e online formada por professores, profissionais e gestores. O Estado do Ceará, a partir das ações desenvolvidas pelas Forças de Segurança Pública, reduziu drasticamente esse indicador criminal nos último anos. “Foi muito bom participar e estarmos aqui nesse congresso, aprendendo, somando, dando nossa contribuição e entendendo os desafios cada vez maiores na segurança pública e os avanços no combate à criminalidade”, pontuou o superintendente. Também representando o órgão, esteve presente o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Franklin Torres.

Realizado desde 2015, o congresso consolida uma rede discussão multidisciplinar com profissionais da segurança pública e defesa nacional, comunidade acadêmica e sociedade civil, e enfatiza o encontro de novos meios, técnicas e mudanças de ações, visando a melhoria do bem-estar da população, com destaque às discussões sobre os novos caminhos da Segurança Pública e Defesa das Fronteiras Internacionais.

Gestão e inteligência

A primeira visita da agenda técnica aconteceu no início do mês, na sede da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (Gace), da Secretaria de Defesa Social (SDS), do Estado de Pernambuco, com a participação do gerente da Gace e tenente-coronel da Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PMPE), Jonas Moreno, do superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, e do gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Franklin Torres

Em Salvador e Espírito Santo, os representantes da Supesp foram recebidos na Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), e no Observatório de Segurança Cidadã (OSC/ES), do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), do Governo do Espírito Santo.