Secretário da SSPDS participa do 2º dia de reunião do Consesp com o secretário da Senasp/MJSP

26 de outubro de 2023 - 16:04 # # # # #

Seguindo a programação do Congresso de Operações Policiais (COP), que ocorre na cidade de São Paulo, o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio, participou, na manhã desta quinta-feira (26), de uma reunião com o secretário da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), Tadeu Alencar. O encontro teve o intuito de alinhar diretrizes voltadas ao combate à criminalidade e à valorização dos profissionais de segurança pública de todo o país.

Samuel Elânio destacou a importância da integração das Forças de Segurança para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes na aplicação dos recursos financeiros e humanos, visando o sucesso dos trabalhos policiais. “Foi ratificado todo o apoio da Senasp e do Ministério da Justiça para os órgãos de segurança estaduais, destacando inclusive o diálogo com o Poder Judiciário e Legislativo”, avaliou ele.

No encontro, Tadeu Alencar também falou sobre a necessidade de diálogo entre o MJSP e a Senasp com o Consesp, que reúne todos os secretários estaduais de Segurança Pública, para o fortalecimento das ações de combate à criminalidade. Ainda durante a reunião, foi apresentada a Câmara Técnica de Inteligência, uma ferramenta que visa reunir todas as agências de inteligência das Secretarias de Segurança do Brasil.

Os participantes também discutiram sobre a relevância dos trabalhos para área e a necessidade de ampliar e fortalecer as agências para o combate ao crime. O evento é o principal encontro latino-americano sobre segurança pública e atividade policial.

Consesp

Nessa quarta-feira (25), o gestor da SSPDS/CE, Samuel Elanio, foi eleito vice-presidente regional Nordeste do Consesp. Desde 2023, o órgão passou a ser vinculado diretamente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de discutir temas de interesse comum aos secretários de Segurança Pública de todos os estados do Brasil, permitindo a troca de informações e a elaboração de estratégias integradas.

Já a Senasp tem o papel de assessorar o Ministério da Justiça na definição, implementação e acompanhamento da Política Nacional de Segurança Pública e dos Programas Federais de Prevenção Social e Controle da Violência e Criminalidade.