Polícia Civil realiza ação de prevenção à violência contra a pessoa idosa no Centro de Fortaleza

26 de outubro de 2023 - 17:49 # # # # # #

Uma ação de aproximação e prevenção à violência contra a pessoa idosa foi realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), na manhã desta quinta-feira (26), na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A iniciativa teve como objetivo o combate à violência contra a pessoa idosa, além de sensibilizar a população acerca dos tipos de crimes contra esse público. Na ocasião, equipes da Polícia Civil distribuíram um material informativo com orientações sobre os tipos de crimes e os canais de denúncias.

O evento foi coordenado pelo Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), e contou com o apoio da Delegacia de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência (DPIPD) do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps), da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) e da Assessoria Desenvolvimento Institucional (Adins). O público que passou pela praça recebeu também atendimento com assistentes sociais, orientação de nutricionistas, massagem miofascial e aferição de pressão arterial.

Para a delegada-geral adjunta, Teresa Cruz, a iniciativa disponibilizou uma atenção de aproximação à pessoa idosa. “Essa ação permitiu que os policiais civis se aproximassem e conversassem com as pessoas idosas. A ação é preventiva e tem como objetivo combater todos os tipos de violência contra esse público. O local escolhido foi estratégico, pois, na Praça do Ferreira, tem um grande fluxo de pessoas diariamente”, explicou ela.

A diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), delegada Janaína Braga, também esteve na ação e explicou sobre a importância do serviço. “Esse evento teve como finalidade o combate a violência contra a pessoa idosa. Hoje, a Polícia Civil se mobilizou para uma grande campanha voltada para a conscientização desse público, para uma sociedade mais segura para a pessoa idosa”, disse a diretora.

Durante a ação, muitos idosos passaram pelo espaço na Praça do Ferreira. Maria da Glória Pires, de 72 anos, falou sobre o que achou da manhã de serviços promovida pela PC-CE. “Gostei muito dessa ação. Toda semana estou no Centro, fui bem recebida por todos, agora sei como denunciar e vou passar as dicas para minha amigas do bairro. Estou levando cartilhas para elas”, pontuou Maria.

Canais de denúncias

As denúncias de violência contra o idoso podem ser feitas para o Disque 100, que funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana. Em casos de urgência ligue 190.

Para a delegada titular da Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DPIPD), Rena Gomes, a ação preventiva foi de grande valia, visto que a população idosa requer mais cuidados e atenção. “É de grande relevância esse momento, pois podemos esclarecer para a população sobre a violência, além de trazer a sensibilização para incentivar as denúncias. Em alguns casos, a pessoa idosa, vítima de violência, não tem mobilidade de ir aos órgãos públicos procurar ajuda. Portanto, é importante que a sociedade seja conscientizada sobre a violência contra esse grupo vulnerável”, finalizou a delegada.

Como denunciar

Em Fortaleza, outras formas de denunciar violações aos direitos dos idosos é se comunicando diretamente com a Delegacia de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência (DPIPD) pelo telefone (85) 3101-2946, ou pelo e-mail dpipd@policiacivil.ce.gov.br. Por fim, a população de todo o Estado pode ligar para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.