Secretário da SSPDS é eleito vice-presidente regional Nordeste do Consesp durante congresso em SP

25 de outubro de 2023 - 17:12 # # # # #

O secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, foi eleito, na manhã desta quarta-feira (25), vice-presidente regional Nordeste do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). A eleição aconteceu durante o Congresso de Operações Policiais (COP), que ocorre até a próxima quinta-feira (26), em São Paulo. O evento é o principal encontro latino-americano sobre segurança pública e atividade policial.

Na ocasião, o secretário Samuel Elânio também se voluntariou para participar do grupo de trabalho criado na reunião para tratar sobre a saúde dos profissionais de segurança pública. Também foi criado um outro grupo de trabalho para tratar o normativo de uso progressivo da força, além de mais um grupo para debater sobre a reforma da legislação penal e processual penal do Brasil, com representantes de outros estados.

De acordo com o gestor da SSPDS/CE, o evento e a eleição são de grande importância. “São oportunidades para trocarmos experiências de políticas de segurança pública com equipes de outros governos estaduais e até com equipes do governo federal. Participamos também de debates e palestras relevantes que reforçam a integração das Forças de Segurança, o que é uma das prioridades para que um bom trabalho seja realizado”, frisou ele.

Ainda durante o encontro, uma reunião com todos os secretários de Segurança do Brasil ficou agendada para ocorrer em janeiro do próximo ano, na cidade de Fortaleza-CE.

Consesp

O Consesp, desde 2023, passou a ser um órgão vinculado diretamente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de discutir temas de interesse comum aos secretários de Segurança Pública de todos os estados do Brasil, permitindo a troca de informações e a elaboração de estratégias integradas.