Corrida da Aesp/CE arrecada 1 tonelada de alimentos para o programa Ceará Sem Fome

22 de outubro de 2023 - 10:33 # # # # #

O Sol ainda estava para nascer em Fortaleza, quando começou a ser escrita a página final de um momento marcante para a história da Segurança Pública do Estado do Ceará. Por volta das 5h30min, em uma das principais avenidas da Capital cearense, mais de 340 pessoas já estavam concentradas para um domingo em que o esporte e a solidariedade foram vitoriosos. Meia hora depois foi dada a largada para a Corrida da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE). A competição bateu recordes de cidadania e de responsabilidade social.

A prova reuniu servidores das forças estaduais da Segurança Pública e pessoas comuns. Lado a lado, corredores profissionais e amadores partiram da sede da Aesp para cumprir percursos de 3, 5 e 10 quilômetros. O clima amistoso foi um incentivo a mais para que cada participante vencesse os próprios limites.

A organização distribuiu premiações para 18 atletas que se destacaram nos três formatos da prova. Todos os corredores que cruzaram a chegada receberam medalhas. Para além de metas e resultados individuais, o maior reconhecimento da corrida foi coletivo: um cheque entregue pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, e pelo diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, à primeira-dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas.

Aesp entrega doação para o Programa Ceará Sem Fome

De caráter simbólico, o cheque representa mais de 1 tonelada de alimentos não perecíveis. Arrecadado pela Academia, o volume foi oficialmente entregue à gestão do Programa Ceará Sem Fome. Os donativos foram arrecadados a partir da contribuição de todos os participantes da corrida deste domingo. Cada inscrito doou dois quilos de alimentos não perecíveis. A arrecadação foi reforçada pelo resultado de uma outra campanha, promovida em setembro deste ano, referente às inscrições para o Seminário Internacional da Aesp/CE.

Criado por iniciativa do Governo do Ceará, seguindo a diretriz do governador Elmano de Freitas, no sentido de promover o enfrentamento à insegurança alimentar entre a população cearense de maior vulnerabilidade social, o Programa Ceará Sem Fome foi abraçado pela AESP. A primeira-dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas, é a coordenadora do programa e participou da corrida com o número 197. Ao final da prova, ela elogiou a arrecadação e agradeceu a cada participante. “Essa doação que a gente faz aos nossos irmãos e irmãs cearenses faz diferença. Muitas quentinhas serão produzidas com esses alimentos. Muita gente é alimentada com um pouco que a gente faz”, disse ela.

Lia de Freitas também parabenizou os profissionais que trabalham em prol da segurança da população dos municípios do Ceará, ressaltando aspectos positivos da corrida e da arrecadação. “Quero cumprimentar, agradecer e parabenizar o Leonardo Barreto pela iniciativa de arrecadar e de pensar nos nossos irmãos e irmãs cearenses que vivem em dificuldade no nosso Estado. A gente correr aqui nos deixa mais próximos. Não sei quem correu pela primeira vez, mas que corra mais vezes, para que a gente possa ter saúde”, complementou a gestora.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, parabenizou os servidores e os setores da Aesp envolvidos na organização da corrida e falou sobre o espírito solidário do evento. “É um evento importante não só pelo caráter desportivo, mas também pela iniciativa de poder contribuir para o programa Ceará Sem Fome. É uma iniciativa da primeira-dama avançar com o projeto. E todos esses projetos têm se engajado para poder ajudar o Ceará Sem Fome”, enfatizou ele.

Já o diretor-geral da AESP, Leonardo Barreto, sinalizou que outras campanhas de arrecadação serão planejadas e executadas pela Academia. Para o gestor, a Aesp jamais se sentirá satisfeita apenas por cumprir a função de capacitar e formar agentes públicos para os órgãos vinculados à SSPDS.
“A realização de uma corrida como essa nos enche de satisfação, pois é um evento que une pessoas, que incentiva o esporte, que impacta positivamente na saúde e no bem-estar, reforça a autoestima, aproxima o público e os profissionais de segurança. Mas, humildemente, não há vitória maior do que observar o resultado de uma campanha que as pessoas apoiaram, contribuíram, fizeram sua parte. A Aesp se sente muito grata a cada participante. Cada alimento tem um valor simbólico muito elevado para esta Academia”, comentou o gestor.

“Da mesma forma, torno a agradecer aos participantes do seminário, ainda no mês passado, que também fizeram as suas doações. Assim como a corrida, era um evento importante, mas todos os inscritos cooperaram para esse resultado que agora comemoramos”, completou Barreto.

Corredores são premiados e celebram doações

Um dos corredores premiados foi o cabo PM Sérgio, lotado na Academia. Ele destacou a importância da arrecadação, pelo fato de poder ajudar também diversas crianças, e celebrou o fato de ter obtido um troféu para a instituição. “Tenho grande prazer e satisfação por trabalhar aqui e participar dessa corrida maravilhosa, que já é uma realidade, e terá a segunda edição no ano que vem. Consegui trazer esse troféu aqui para a Aesp”.

A subtenente Gilvania, da Banda de Música, destacou a necessidade de ajudar a população que vive em situação de extrema pobreza com alimentos e elogiou a organização da prova. “Esse troféu é uma superação tremenda de todos os momentos que eu passei na minha vida. Venho de uma pós-depressão. A cortesia para mim foi maravilhosa. Agradeço à Aesp por ter organizado essa corrida que, no final, faz a gente se sentir digno com um troféu desse”, frisou ela.

Confira a lista dos vencedores:

3 KM

1º lugar – Maria Iasmin Cruz Beserra