Colaboradores e servidores da SSPDS participam de aula de Krav Magá para ter mente e corpo em equilíbrio

20 de outubro de 2023 - 19:05 # # #

Colaboradores e servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) tiveram, na tarde desta sexta-feira (20), um primeiro contato com o Krav Magá. A arte marcial israelense foi o tema de um workshop alusivo ao Dia do Servidor Público, a ser comemorado no próximo dia 28 de outubro. Além da mini-aula, a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da SSPDS também proporcionou aos servidores e aos colaboradores do órgão do Governo do Ceará um colóquio voltado para a saúde física e mental e o comportamento financeiro na última quinta-feira (19).

“A proposta do workshop de Krav Magá é oferecer algo prático aos servidores e aos colaboradores da SSPDS”, explica a assistente social da Abips, Germana Araújo. “Neste segundo semestre, também passamos a ocupar um novo ambiente, que é o Centro Integrado da Segurança Pública (CISP), então momentos, como esse, também funcionam como uma oportunidade para que funcionários e colaboradores possam interagir mais com pessoas de outros órgãos e coordenadorias que integram as Forças de Segurança Pública do Estado”, complementa.

“Acabei de chegar de uma operação e fui surpreendido ao saber dessa mini-aula aqui no prédio da Abips. Tirei o macacão, que a gente usa na Ciopaer (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas), coloquei uma roupa mais leve e vim direto para cá. Quando cheguei, fui surpreendido com uma turma muito feminina, pensava que ia encontrar um monte de policial fardado. Foi gratificante e muito bom o meu primeiro contato com o Krav Magá”, relata o sargento Leite, que já praticou outras modalidades de artes marciais, como jiu-jitsu e karatê.

“O agente de Segurança Pública não pode descuidar nem da saúde mental, nem da física, precisa trabalhar tudo junto. Não pode ser desregrado, ou descuidado, com o próprio corpo e isso é o que as artes marciais nos ensinam. O policial também tem que saber se defender e ter noção para saber quando deve reagir, ou não. Tudo isso as artes marciais nos proporcionam. É um cuidado permanente, que resulta em um equilíbrio para que se possa prestar o melhor serviço a toda sociedade”, elogiou a iniciativa do workshop o sargento Leite.

Um novo espaço de interação

Já para a Jovem Aprendiz da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) da SSPDS, Germana Araújo, o primeiro contato com o Krav Magá ampliou a própria visão sobre a autodefesa. “Sou atleta de jiu-jitsu há dois anos e meio e competidora de surf há cinco anos. A partir dessa aula, pude compreender que há uma maneira de se defender para cada situação. Mesmo estando sozinha, não estou indefesa”, argumentou.

A Jovem Aprendiz também aprova a mudança de endereço da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e acredita que, ao integrar diversos órgãos das Forças de Segurança em um único endereço, poderá aprender mais e interagir com mais pessoas. “Além de ser um ótimo local de trabalho, a SSPDS me conecta com o mundo lá fora de várias formas. Foi muito legal nos mudarmos para o CISP, porque passei a conhecer novos espaços e estar em contato com mais pessoas, e eu tenho certeza que isso é só o começo de muita coisa que ainda está por vir”, finaliza.