Aesp/CE sedia curso da Senasp para enfrentamento à violência contra a mulher

20 de outubro de 2023 - 17:15 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) sediou, ao longo de cinco dias, o Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. A certificação é promovida pela Secretaria Nacional de Segurança (Senasp), envolvendo servidores do Sistema Único de Segurança Pública, e é parte integrante do projeto de fortalecimento do enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil.
O curso começou na última segunda-feira (16), em modalidade presencial, e foi concluído nesta sexta-feira (20), com duração de 40 horas-aula. O principal objetivo da formação é capacitar esses servidores com os conhecimentos necessários para a atuação na prevenção e no combate aos tipos violentos previstos na Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

De acordo com a proposta, o curso também teve o intuito de promover o entendimento sobre o que é violência contra a mulher por condição de sexo feminino e como determinadas crenças podem perpetuar esse cenário de violência. Além disso, a qualificação promove o entendimento pelo integrante do curso a respeito das diversas causas diretas e indiretas que levam à vítima a elevar o grau de dependência com o agressor, em busca de um atendimento direcionado à sensibilidade da situação e ao bom atendimento evitando a revitimização.

O diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, esteve presente à formação e comentou a importância do tema para todo o setor da Segurança Pública. “Trata-se de um tema importante, dentro dos eixos prioritários do Governo Federal e do Governo do Estado. Tal e qual o Governo Federal, temos aqui, no Estado, uma Secretaria das Mulheres, que é capitaneada pela nossa vice-governadora Jade Romero. E a academia, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social juntamente com a Senasp, estão fazendo seu papel que é fundamental, que é a qualificação para servir cada vez mais e melhor a sociedade no que tange à essa temática”, disse o gestor.

A cabo Juliana Lemes da Cruz, da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, foi uma das professoras do curso. “Esse curso é a primeira disciplina completa no Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. É um curso que é feito para os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública, focado particularmente na demanda de profissionais voluntários e, também, indicados para qualificar o serviço de ponta de linha para atender, melhorar as mulheres e atender de uma forma qualificada, de acordo com os parâmetros atuais de atendimento às mulheres”, explicou a docente.

“Foi muito importante para a gente esse momento que marcou uma conversa entre os profissionais da rede dos municípios maiores aqui do Ceará e, também, com profissionais de outras áreas além da Polícia Militar, como Polícia Civil, Perícia Forense, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal. Foi um encontro muito rico”, completou ela.

O corpo discente foi formado por servidores estaduais e municipais, de órgãos como Polícia Civil, Polícia Militar, Perícia Forense, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal. Uma das alunas foi a major Samila de Sousa Ribeiro, do Corpo de Bombeiros Militar, lotada na 2ª Companhia do 1º Batalhão. “É muito importante, principalmente para a Aesp, ter essa vinculação, essa institucionalização, essa intersetorialidade de juntar todos os órgãos. O atendimento a uma vítima de violência doméstica, principalmente as mulheres, precisa ter o apoio de toda a rede. Dentro da corporação ou fora dela , em qualquer tipo de atendimento, nós podemos ser acionados, sim, para um atendimento de violência contra a mulher. E é importante sabermos o que fazer, a quem procurar, a quem recorrer, os direitos que essa mulher tem, até para a gente poder levar para a nossa tropa, que é uma tropa na maioria masculina, esse pensamento, essa discussão sobre a valorização da mulher, o respeito que nós temos que ter com as mulheres, os direitos que nós temos”, concluiu a oficial.