Aesp/CE inicia Curso de Operações de Inteligência para profissionais da segurança

17 de outubro de 2023 - 16:41 # # # #

Trinta profissionais de Segurança Pública participaram, nesta terça-feira (17), da solenidade de abertura do Curso de Operações de Inteligência (COI). A formação, que é ofertada pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), envolve agentes do Ceará e do Piauí e possui carga horária de 108 horas/aula. O COI será ministrado até o próximo dia 28, nas dependências da Aesp.

O curso aborda uma série de conteúdos práticos e teóricos, como Emprego de Meios Eletrônicos, Comunicações Sigilosas, Contrainteligência, Técnicas Operacionais, Técnicas de Porte Velado e Combate Veicular, entre outras disciplinas. São 30 alunos na turma, sendo 26 servidores do Ceará, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria da Administração Penitenciária, além de quatro policiais militares do Piauí.

Leonardo Barreto, diretor-geral da Aesp/CE, comentou a relevância da inteligência no enfrentamento ao crime organizado e parabenizou a turma. “Os senhores e as senhoras estão aqui buscando qualificação, buscando conhecimento para servir cada vez mais e melhor a sociedade cearense, a sociedade piauiense, todos os estados do Nordeste, todos os estados que compõem o nosso querido país. Gostaria parabenizar os senhores e as senhoras, e destacar que são os maiores protagonistas deste momento”, disse ele.

Já o coordenador da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), delegado Nelson Pimentel, falou sobre os professores da formação. “Há pouco mais de cinco, seis anos, a inteligência de Segurança Pública no Ceará não possuía cursos ordinários. A gente precisou levar vários profissionais nossos para serem capacitados fora do Estado. E assim a gente conseguiu formar um corpo de docentes para que fosse multiplicada essa doutrina de inteligência”, concluiu o delegado.

Também participaram da aula inaugural, a diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp/CE, delegada Kamilly Campos; o chefe da Contrainteligência da SSPDS, delegado Felipe Porto; o diretor do Departamento de Inteligência Policial da Polícia Civil do Ceará, delegado Edvando França; representando o Centro Integrado de Inteligência do Nordeste, o capitão Emanuel Nascimento, da Polícia Militar do Piauí; representando a Assessoria de Inteligência da PMCE, o 1º tenente Diogo Menezes; e o coordenador adjunto da Coint da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), policial penal Anderson Araújo.