CBMCE forma 2ª turma de brigada de incêndio do Círculo Militar e Organizações do EB

16 de outubro de 2023 - 13:29 # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) formou a 2ª turma de brigada de incêndio do Círculo Militar e Organizações do Exército Brasileiro. O curso foi realizado do dia 9 ao dia 11 de outubro, por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH).

Com a conclusão de mais uma turma, o curso já contabiliza 1.304 alunos formados. Os alunos que concluíram o curso com aproveitamento mínimo de 70% na avaliação teórica e prática receberam certificados de brigadista, expedidos pelo CBMCE.

No curso, que conta com carga horária de 20 horas/aulas, são repassados aos alunos os conceitos fundamentais sobre fogo, incêndio e suas consequências, além de soluções para minimizar o risco e as decorrências de um eventual incêndio. Além de conteúdos que auxiliam na definição de parâmetros e requisitos de segurança sobre o tema. 

Capacitação dos alunos

Os brigadistas são capacitados para fazer combate a princípio de incêndio, adaptação em local confinado, simulado com fumaça, evacuação, resgate de vítimas em locais sinistrados. Os alunos são habilitados a reconhecer e fazer o atendimento inicial em uma parada cardíaca, controle de hemorragia, queimaduras, fraturas, luxação, entorse, imobilização e a utilização do desfibrilador externo automático (DEA).