Supesp inicia série de encontros com instituições de segurança pública e de gestão de dados

11 de outubro de 2023 - 11:55 # # # # #

Representantes da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) iniciaram, nesta terça-feira (10/10), visitas técnicas a três órgãos da área da segurança pública. A vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) amplia, assim, os laços e o intercâmbio de conhecimento com instituições da área de pesquisa, dados, estatísticas e estratégia em segurança pública, visando aperfeiçoar os estudos e as entregas para os gestores deste segmento.

A primeira visita, na sede da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (Gace), da Secretaria de Defesa Social (SDS), do Estado de Pernambuco, aconteceu com a participação do gerente da Gace e tenente-coronel da Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PMPE), Jonas Moreno, o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, e o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Franklin Torres.

Segundo o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, a visita técnica consolida todo um trabalho de integração feito pela própria SSPDS/CE e suas vinculadas. “Muito do que tem sido feito em segurança pública no estado do Ceará tem uma parceria com o governo de Pernambuco. O Ceará Pacífico no Ceará é um exemplo, uma experiência inspirada no programa Pacto pela Vida, desenvolvido aqui no estado vizinho. Viemos observar o quanto eles avançaram em relação a produção de estatísticas e como nós estamos avançando, aprendendo um com o outro na sua respectiva evolução e crescendo juntos, melhorando em vários aspectos do nosso trabalho, preocupados sempre na promoção de um Ceará mais seguro, aumentando nossa capacidade de entregar soluções estratégicas para nosso secretário e vinculadas e secretarias”, explicou o superintendente Nabupolasar Feitosa.

Para o gerente-geral de Análise Criminal e Estatística da SDS/PE, Jonas Moreno, a presença dos integrantes da Supesp reforça o compromisso de Estado e do governo pernambucano em alinhar, aperfeiçoar e trabalhar cada vez mais para prestar um serviço de alto padrão na segurança pública e para os cidadãos pernambucanos. “Ficamos muito felizes com esta visita, pois retrata um esforço comum entre federados tão importantes para melhoria deste setor tão sensível que é a segurança pública. Eles conheceram nossa estrutura, o funcionamento do trabalho, como preparamos nossos relatórios, dashboards, como é feito a integração com outras secretarias. Achamos esse intercâmbio muito importante”, disse Jonas.

Integração

Os próximos encontros técnicos acontecem, respectivamente, dias 17 e 25 de outubro, em Salvador e Espírito Santo, onde os representantes da Supesp serão recebidos na Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), e no Observatório de Segurança Cidadã (OSC/ES), do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), do Governo do Espírito Santo.

Neste último, no mês de maio deste ano, com iniciativa do Observatório da Segurança, no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida do estado do Espírito Santo, a Supesp e uma comitiva da SSPDS participaram da quarta edição do Curso de Análise Criminal, voltado para agentes e gestores da área da segurança pública daquele estado, convidados, Ministério Público e Defensoria Pública.

Em 2022, a diretoria da Supesp já havia realizado uma reunião técnica de intercâmbio com profissionais do Instituto Jones dos Santos para aprimorar dados e pesquisas na segurança pública e agora pretende expandir essa aproximação de informação entre os dois estados, realizando novas parcerias e estudos conjuntos, melhorando a prática deste segmento.

Forças de segurança

Desde 2021, a Supesp intensifica o intercâmbio de experiências com forças de segurança e instituições de pesquisa de outros estados e até países, como forma de ampliar e aprimorar o trabalho de excelência e referência realizado no Ceará e aprender com o trabalho realizado em diversas unidades da federação. Além de comitivas dos estados da Paraíba e Rio Grande do Sul, já integraram essas visitas técnicas profissionais de segurança pública do Pará, São Paulo, Bahia e Brasília.