Durante ações em Cariús, PMCE captura dupla e apreende três armas e 24 animais silvestres

10 de outubro de 2023 - 15:14 # # # # # #

Com o objetivo de combater crimes ambientais no município de Cariús – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), apreendeu três armas de fogo e diversos animais silvestres. A ação, que ocorreu na tarde dessa segunda-feira (9), contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Durante as diligências, chegou ao conhecimento da equipe policial de que um indivíduo estaria escondendo armas em um imóvel no Centro da cidade. Os policiais foram até o local indicado e encontraram José Hurtom Makenna de Lima, de 28 anos. Na casa, duas espingardas de fabricação artesanal, uma espingarda de pressão, dois tatus pebas, um preá, um porco da Índia em condições de maus-tratos, um tatu abatido, além de 10 pássaros silvestres foram apreendidos. Um tatu morto também foi localizado.

Diante disso, o homem foi preso e conduzido para a Delegacia Municipal de Jucás, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, posse ilegal de animais silvestres e maus-tratos. Ele foi colocado à disposição da Justiça.

Outras apreensões

Ainda durante as ofensivas na região, os policiais militares também apreenderam, em uma propriedade na zona rural de Cariús, uma arma de fogo e mais quatro pássaros. Já em um outro imóvel, outros seis pássaros silvestres também foram localizados e apreendidos. Um homem, de 36 anos, foi conduzido para a Delegacia Municipal de Jucás, onde um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por posse ilegal de animais silvestres foi registrado contra ele.

Os animais apreendidos na operação foram entregues ao Ibama e serão encaminhados ao Centro de Triagem, onde passarão por um período de cuidados e, em seguida, serão devolvidos à natureza.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser repassadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser feitas ainda pelo número (88) 3517.1753, da Delegacia Municipal de Jucás. O sigilo e o anonimato são garantidos.