Aesp e CBMCE capacitam militares do Ceará para prevenção e combate a incêndios florestais

10 de outubro de 2023 - 10:39 # # # # #

Os alunos do Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CBPCIF) participaram de uma instrução, nesta segunda-feira (09), no Parque do Cocó, em Fortaleza. A turma conta com 14 militares, do Ceará e de outros estados, que estão em processo de capacitação pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), em parceria com o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o programa, o curso é uma ação educacional de natureza técnico-operacional, desenvolvida para habilitar, de modo prioritário, recursos humanos na atuação de prevenção e combate aos incêndios florestais. O cronograma estabelece uma carga horária de 100 horas/aula, permitindo aumentar o conhecimento dos militares no desenvolvimento de ações de prevenção aos incêndios florestais, por meio de palestras, entrevistas, e orientação às comunidades; além do emprego de conhecimentos e materiais para o efetivo combate e controle dos incêndios florestais.

O curso também conta com mobilização de recursos humanos e materiais para o controle dos focos de incêndio, domínio de técnicas de combate às chamas e emprego dos recursos materiais necessários à extinção do fogo nas áreas de vegetação, entre outros pontos.

De acordo com o coordenador do curso, capitão BMCE Sócrates Souza, esse aprimoramento fortalece o trabalho em equipe, a interação positiva com integrantes de outros órgãos e o culto à ética profissional.