SSPDS recebe representante da Senasp e apresenta resultados da Operação Paz no Ceará

26 de setembro de 2023 - 18:10 # # # # # # # # #

Com o objetivo de apresentar os resultados da “Operação Paz” no Ceará à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), Samuel Elânio, participou de uma reunião, na tarde desta terça-feira (26), na sede na pasta.

Na ocasião, o delegado titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Harley Filho, que coordena os trabalhos realizados da Operação Paz no Ceará, apresentou os resultados da ofensiva ao diretor de operações integradas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Romano Costa. Até a última quinta-feira (21), quando a operação completou 20 dias, foram capturadas 80 pessoas, além de 31 armas de fogo e 721 munições apreendidas.

A reunião contou com a presença, também, do subcomandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Vinícius Vineimar; do delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutierrez; do coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CMBCE), Cláudio Barreto; do perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; e do superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves.

O encontro entre os representantes das Forças de Segurança do Ceará com o membro do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) visa estreitar os laços entre as partes, além de alinhar as informações para execução efetiva da Operação Paz, que é promovida em âmbito nacional pela pasta federal.

Operação Paz

A Operação Paz tem como objetivo reduzir os índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) em todo o país. No Ceará, os trabalhos são realizados por equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, sob a coordenação da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da SSPDS. Os trabalhos das Forças de Segurança na Operação Paz seguirão intensamente até o mês de dezembro.

Durante os trabalhos policiais, as polícias Civil e Militar contam com o auxílio das Coordenadorias de Inteligência, por meio da Coin da SSPDS, Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PC-CE e da Inteligência da PMCE, além de contar ainda com dados estatísticos extraídos, por meio da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.