PC-CE promove evento alusivo ao Setembro Amarelo reforçando autocuidado com a saúde mental
21 de setembro de 2023 - 16:30 #evento alusivo #PC-CE #Saúde mental #Setembro Amarelo
No Setembro Amarelo, mês de valorização da vida, campanha nacional de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps), promoveu um ciclo de palestras realizado na manhã desta quinta-feira (21), no auditório da Superintendência da PC-CE.
A delegada-geral adjunta da PC-CE, Teresa Cruz, destacou sobre a importância do trabalho do Damps e autocuidado com a saúde mental. “Temos uma importante ação hoje, o autocuidado com a saúde mental, que deve ser diário. A Polícia Civil ressalta a importância desse apoio que é feito pelo Damps para ajudar aos policiais civis do Estado, sendo um importante departamento desta instituição. Não está bem? Estamos aqui para apoiar a todos”, explicou a delegada-geral.
Durante a ação, a diretora do Damps, Sônia Amaral, explicou sobre os serviços realizados. “Queremos destacar que ninguém está sozinho. Trazemos um momento de relaxamento e de autocuidado para os servidores e colaboradores da Polícia Civil. Trazendo um momento com psicólogos, psiquiatra, fisioterapeutas e educadores físicos. Os profissionais participaram de massagens e liberação miofascial. O Damps desempenha um trabalho voltado para todos policiais civis”, destacou Sônia.
Quem também pontuou sobre os cuidados que devem ser tomados pelos servidores foi o psicólogo Érico Valente. “Quando uma pessoa passa por um problema, ou está em tratamento, seja por conta da ansiedade ou depressão e toma uso de algum medicamento, às vezes, ela acha que só isso é suficiente. Claro, que os remédios são eficazes, mas cuidar de si mesmo cura, amar cura, pedir perdão cura, fazer exercício cura. O autocuidado é muito eficaz para manter a mente saudável”, finalizou.
O evento contou, também, com a participação dos psicólogos Valton Miranda e Vanessa Lúcia, que destacaram no encontro a importância de verbalizar sobre as situações do dia a dia, partilhar as angústias e, principalmente, pedir ajuda de forma imediata.
Os servidores e colaboradores da Polícia Civil participaram de sessões de liberação miofacial, escalda-pés, aferição de pressão, consultas e café da manhã.
Sobre o Damps
O Damps, é um departamento da Polícia Civil que presta assistência médica e psicossocial a todos os servidores da PC-CE e seus familiares, quer seja por meio de um trabalho preventivo, educativo ou terapêutico. O departamento conta com equipe de médicos, assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos.