Foragidos da Justiça são capturados durante ações da PC-CE, com apoio da Copol/SSPDS, no Ceará e no Piauí

16 de setembro de 2023 - 10:16 # # # # # # #

Durante as ofensivas, 13 alvos foram capturados. Além disso, 23 mandados de prisão foram cumpridos em desfavor de alvos que já se encontram recolhidos em unidades prisionais

Com o objetivo de realizar ações preventivas de combate à criminalidade, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com apoio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e dos Departamentos de Polícia Judiciária Especializada (DPJE) e Metropolitana (DPJM), deflagrou, nessa sexta-feira (15), a operação Start. Na ocasião, 13 pessoas foram capturadas por força de mandados de prisão e busca e apreensão. Outros 23 mandados foram cumpridos em unidades prisionais. Os indivíduos foram localizados nas cidades de Caucaia e Trairi, Paracuru e São Luís do Curu, pertencentes às Áreas Integradas de Segurança 11 e 23 (AIS 11 e 23) do Ceará e em Teresina, no Piauí. No total, 36 mandados de prisão e apreensão foram cumpridos.

Durante as ofensivas, que ocorreram em toda Região Metropolitana de Fortaleza, foi desativado um imóvel que estava utilizando câmeras para monitoramento clandestino, na cidade de Eusébio (AIS 13). As equipes também cumpriram mandados de prisão preventiva, de sentença condenatória, e de busca e apreensão. Seis suspeitos foram localizados no município de Caucaia/CE.

Região Metropolitana

Em uma outra ação no município do Eusébio, equipes da Polícia Civil localizaram um imóvel que estava sendo utilizado de forma ilícita por suspeitos que usavam câmeras para monitoramento da região. Além disso, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Guarda Municipal de Eusébio e Autarquia Municipal de Trânsito de Eusébio realizaram fiscalizações de abordagem e saturação. Já na região de Itaitinga (AIS 25), dois mandados de prisão foram cumpridos em desfavor de dois homens que já se encontram recolhidos em uma unidade penitenciária da região.

Na região dos municípios de Paracuru, Trairi e São Luís do Curu, as ofensivas policiais culminaram no cumprimento de sete mandados de prisão e na lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor de uma mulher, por crime ambiental. Do número de mandados, seis alvos já se encontravam recolhidos em unidades prisionais na região. Um outro suspeito, de 69 anos, foi localizado e preso na localidade Gualdrapas, no município de Trairi. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão de sentença condenatória por crime de estupro de vulnerável.

Ação integrada

Ainda durante a operação, o Núcleo de Inteligência (NI) do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) da PC-CE, com apoio da Polícia Civil do Estado do Piauí, localizaram e prenderam um homem identificado como Wellisson Castro da Silva, de 29 anos, condenado a oito anos e um mês por crimes de roubo, receptação e desobediência. Os crimes foram registrados no município de Pacajus/CE (AIS 25). O alvo foi localizado e preso na cidade de Teresina, no Piauí.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.