SSPDS fecha parceria com Sesporte para divulgação de imagens de pessoas desaparecidas na Arena Castelão

15 de setembro de 2023 - 18:29 # # # # #

Uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Civil do Estado Ceará (PC-CE), com a Secretaria do Esporte (Sesporte), resultou em uma ação na partida entre Fortaleza e Corinthians, jogo realizado na noite dessa quinta-feira (14), na Arena Castelão. A iniciativa contou com a exibição de vídeos de pessoas desaparecidas no Ceará para auxiliar os trabalhos policiais da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade especializada da Polícia Civil.

Na oportunidade, a delegada-geral adjunta da PC-CE, Teresa Cruz, e o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, firmaram a parceria em campo. Os vídeos com imagens de pessoas desaparecidas foram exibidos, antes, no intervalo e no final do jogo. A ação acontecerá em todos os jogos do Campeonato Brasileiro e será uma ação permanente entre a SSPDS e a Sesporte.

“A SSPDS e a Sesporte firmam uma importante cooperação em busca de pessoas desaparecidas, ajudando nas investigações da Polícia Civil. A população não precisa aguardar 24 horas para registrar um Boletim de Ocorrência. É importante que seja registrado imediatamente na delegacia mais próxima”, destacou a delegada-geral adjunta da PC-CE, Teresa Cruz.

“Iniciamos uma importante ação do Governo do Ceará, em parceria com a SSPDS e Secretaria do Esporte. Estaremos divulgando banners de pessoas desaparecidas nos telões da Arena Castelão, e convido que o público, caso conheça alguém,  ligue para os telefones de denúncias para comunicar à Polícia”, ressaltou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

A parceria acontece de maneira permanente e terá a exibição de banners de pessoas desaparecidas até o final do Campeonato Brasileiro em partidas na Arena Castelão. A iniciativa surge em atenção ao artigo 12 da Lei 13.812 de 2019, que instituiu a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. A exibição de pessoas desaparecidas no estádio auxiliará os trabalhos da Polícia Civil nos casos que estão em andamento, além de fortalecer a divulgação das redes sociais e dos meios de comunicação oficiais da delegacia especializada em casos de desaparecimentos em Fortaleza.

Comunicação do desaparecimento

Não é necessário esperar 24 horas para registrar um desaparecimento. Cada minuto conta. Por isso, o noticiante pode procurar qualquer delegacia ou a 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade especializada da Polícia Civil, para registrar os casos de pessoas desaparecidas em Fortaleza. Já os casos registrados na Região Metropolitana e nos demais municípios do Estado ficam sob a responsabilidade das delegacias que atuam na circunscrição onde ocorreu o desaparecimento.

A Polícia Civil orienta a população que formalize os casos de pessoas desaparecidas de imediato, sem a necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação do desaparecimento. Para isso, o denunciante pode registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Eletrônica (Deletron), no campo Desaparecimento de Pessoa, fornecer o máximo de informações possíveis sobre o desaparecido e enviar uma fotografia recente.

A população também pode colaborar com o trabalho policial enviando mensagem para o número (85) 3257-4807, o WhatsApp do DHPP, por onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos. O sigilo e o anonimato da fonte é garantido.

Pessoas localizadas

A 12ª DHPP localizou 498 vítimas de desaparecimento em Fortaleza. Considerando todos os desfechos das investigações realizadas pela unidade especializada da Polícia Civil, as localizações de vítimas com vida corresponde a 81% do total de ações no período. Foram 472 pessoas encontradas vivas, contra 26 casos com óbitos.