PMCE encerra rinha de galo e apreende 21 aves no Crato

12 de setembro de 2023 - 17:19 # # # #

Equipes do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) deram um fim a uma rinha de galo, nesse domingo (10), no município do Crato, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. Durante a ofensiva, um homem foi conduzido a  uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) pela prática de crime ambiental. No local da rinha, 21 aves foram apreendidas.

As diligências iniciaram, por volta das 14h30, após os policiais militares receberem uma denúncia sobre uma rinha de galos, que ocorria em uma residência na localidade Sítio Rosa. No endereço indicado, a equipe constatou o fato e apreendeu 16 pássaros silvestres, bem como cinco galos em situação de maus-tratos.

Diante dos fatos, o proprietário do imóvel, de 49 anos, foi conduzido até a Delegacia Regional do Crato e em desfavor deles foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental. Os três golinhas, três sanhaçus, dois corrupiões, dois sabiás, dois abre-e-fecha, um azulão, um canário-da- terra, um jesus-meu-deus,uma rolinha cascavel e cinco galos indianos foram conduzidos a uma instituição não-governamental.

A unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) responsável pela área segue em diligências no intuito de identificar e autuar outros envolvidos com a atividade ilegal.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.