Modelo de ensino e gestão da Aesp/CE deve ser replicado em projeto do Governo de Alagoas

12 de setembro de 2023 - 16:28 # # # # #

Uma comitiva da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas esteve, na manhã desta terça-feira (12), na sede da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A visita teve o objetivo de conhecer e avaliar o modelo de ensino integrado da Aesp a fim de replicá-lo em um projeto de governo alagoano.

Estiveram na Academia o assessor de Governança da SSP-AL, Alexandre Galvão, e o diretor da Escola Superior de Polícia Civil de Alagoas, delegado Rubens Martins. Ambos foram recebidos pelo diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto.

O gestor apresentou o organograma da Academia, as atividades desenvolvidas por cada setor e falou sobre os desafios diários de manter uma formação de excelência em segurança pública de forma integrada. Em seguida, Barreto conduziu a comitiva a uma visita guiada por toda a estrutura da Aesp, incluindo salas de aulas, setores administrativos e área externa.

Para o assessor de Governança de Alagoas, a visita foi fundamental para analisar os principais pontos desse ensino integrado e ressaltou que a visita superou as expectativas. “Essa visita foi muito boa pra gente ver os pontos favoráveis, os pontos críticos, saber como é a gestão, o funcionamento, as necessidades, os cursos de formação, a formação continuada da Academia. Essa visita está sendo bastante útil para a gente subsidiar o secretário de Segurança Pública e o governador do Estado com as informações sobre o compromisso que o governador assumiu com a sociedade alagoana, da criação de uma Universidade Integrada de Segurança Pública em Alagoas, e posso dizer que nossas expectativas foram superadas, pois, quando fizemos a pesquisa sobre esse modelo de ensino, viemos com a visão da legislação, mas depois de tudo que vimos hoje, percebemos que a Aesp na prática está muito acima do esperado”, conta Alexandre Galvão.

Já o diretor da Escola Superior de Polícia Civil de Alagoas indicou que o Ceará é referência de integração na segurança pública nacional e destacou a organização da instituição. “Nossa intenção foi absorver um pouco da experiência de vocês, que já é mais consolidada e bem-sucedida para avaliar a implementação de novos projetos. Nós tomamos conhecimento de que o Ceará era o estado que tinha esse projeto e que foi implementado com sucesso. E agora saímos com essa certeza de que o Ceará realmente é referência nacional. Viemos aqui conhecer as instalações, os projetos, a forma de trabalhar. E tem sido um dia de bastante aprendizado. Estamos impressionados em ver que cada setor tem domínio das suas funções e em como são integrados. Vamos levar tudo isso para casa”, explica o delegado Rubens Martins.

Leonardo Barreto definiu o encontro como uma oportunidade de multiplicar o modelo de formação integrada e ensino de excelência para outros estados do Brasil, além de fortalecer a integração com a segurança pública do Nordeste. “É muito importante para nós quando somos vistos como referência de integração. Quando somos procurados para falar da nossa experiência, e para levar o nosso modelo para outros estados, temos consciência que estamos no caminho certo, mas sem abrir mão do nosso aperfeiçoamento diário para alcançar níveis cada vez melhores para a formação de excelência dos nossos profissionais de segurança. Estamos produzindo bons frutos aqui na Academia, além também de estreitar os laços com as forças de segurança de outros estados do Nordeste e ter uma troca de conhecimento”, disse o gestor.

Também participaram da recepção à comitiva o assessor especial da Aesp, tentente-coronel BM Ricardo Catanho; o chefe de Gabinete, delegado Fábio Torres; e o chefe da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Ceará, delegado Antônio Pastor.